A confiança do consumidor avançou 2,9% na passagem de janeiro para fevereiro, conforme o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O ICC subiu para 119,4 pontos em fevereiro, após ter registrado 116,0 pontos em janeiro. Com o resultado, o indicador praticamente retoma o nível de dezembro passado, quando alcançou 119,6 pontos.
Houve melhora tanto nas avaliações sobre o momento atual quanto em relação às expectativas futuras. O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 2,3%, passando de 137,4 pontos em janeiro para 140,5 pontos em fevereiro. Já o Índice de Expectativas teve aumento de 3,2%, passando de 104,9 pontos para 108,3 pontos.
O ICC é composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor, feita com base em uma amostra de mais de dois mil domicílios, em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados foi realizada entre os dias 31 de janeiro e 17 de fevereiro.