Segundo a plataforma Nubimetrics, estratégias e excelência no atendimento são características importante para atrair novos compradores e reduzir o estoque proveniente da Black Friday
Nesta semana, se inicia a Cyber Week, cujo a principal data é a segunda-feira, 27, sendo o último período promocional de vendas antes do Natal e o momento de impulsionar a demanda do e-commerce para reduzir o estoque remanescente da Black Friday. A Nubimetrics, plataforma que empodera os sellers com dados inteligentes, analisou e identificou estratégias básicas para apoiar os vendedores da esfera on-line no período.
“O último trimestre é repleto de boas datas para vendas on-line e a Nubimetrics tem percebido um movimento relevante do mercado para a Cyber Week, por isso, o período é um dos destaques para ampliar as demandas ainda em 2023 e os vendedores precisam estar preparados para aproveitá-las. O sucesso de qualquer negócio depende de análises e variáveis de mercado e não apenas da criatividade dos sellers”, afirma Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics,
Confira o passo a passo para fazer seu negócio sobressair nessa data.
1- Analise as vendas da edição passada.
O que foi tendência na Cyber Monday 2022 pode ser repetir em 2023. Por exemplo, os consumidores tendem a procurar por itens relacionados à sazonalidade, já que estamos mais próximos do verão, como os aparelhos de ar condicionado e ventiladores. Artigos para o período das festas de fim de ano também podem ter uma boa saída.
2- Defina o que vender.
Neste período é muito importante definir as categorias e quais produtos vender. Não é indicado colocar todo o catálogo de vendas em promoção ou definir de forma aleatória.
3- O estoque precisa estar preparado.
Para não frustrar os clientes, os vendedores do e-commerce precisam estar atentos a quantidade de itens disponíveis, por isso, o controle do estoque é tão importante. A satisfação do consumidor com todo o processo de compra é fundamental para fidelizar o público.
4- Foco na estratégia para atrair o cliente e reverberar a visita no site em resultados de vendas.
Analisar e oferecer preços competitivos é crucial. Mais do que visitas e tráfego nos sites, os sellers precisam gerar vendas. Por isso, a estratégia para definir preços e oferecer oportunidades competitivas é tão importante.
5- Faça anúncios com títulos atraentes.
Uma dica importante para aumentar a visibilidade nas buscas de marketplaces é a inclusão das palavras Cyber Monday e Cyber Week nos títulos dos itens. Os conteúdos dos anúncios precisam ser objetivos, descritivos e devem, principalmente, chamar a atenção dos compradores.
6- Lembre-se: a experiência do cliente deve ser positiva.
Todas as etapas do processo de compra precisam ser bem definidas e o cliente precisa se sentir satisfeito ao final. Por isso, os vendedores devem estar sempre atentos ao título e descrição dos produtos, manter a frequência nas respostas às dúvidas enviadas pelos compradores, definir e informar claramente as opções de pagamento e oferecer um pós-venda e atendimentos personalizados.