A data acontece no próximo dia 15 e a startup Nubimetrics listou os produtos em alta no e-commerce para o período
Segundo o relatório do Dia do Cliente 2022 realizado pela All In, apenas no ano de 2022, o período movimentou cerca de R$ 5,8 bilhões no comércio eletrônico, com um ticket médio de compra que ultrapassava os R$ 400. A data, idealizada pelo expert em Marketing e Recursos Humanos, João Carlos Rego, tem como objetivo aproximar empresas e consumidores, fortalecendo essa relação e auxiliando na fidelização dos compradores por meio de ofertas e descontos especiais. Com isso, a Nubimetrics, plataforma que fornece dados inteligentes para vendedores, destaca 3 produtos em alta para essa ocasião.
1. Bebidas
Com bom desempenho em datas comerciais, as bebidas foram uma das grandes estrelas do Dia do Cliente de 2022. Consumidos em conjunto na maioria das festas e encontros brasileiros, os whiskies e os energéticos lideram as buscas da categoria com as palavras-chave “energético” e “gold label”. Outra opção que também teve destaque, no ano passado, foram os vinhos argentinos. Em 2023, esse item segue em alta nas preferências dos consumidores. Liderando as buscas da categoria, a marca Catena Zapata apresenta uma baixa saturação e indica um espaço de oportunidade.
As bebidas nacionais também são uma boa pedida, como a catuaba: conhecida por suas propriedades afrodisíacas e medicinais, teve alta demanda no mês de setembro e ticket médio de apenas R$ 30.
2. Doces e chocolates
Analisando os dados de demanda do Dia do Cliente do ano passado, pode-se perceber que os consumidores não perderam tempo e aproveitaram a ocasião para repor seus estoques de guloseimas e chocolates. Quanto às palavras -chave, as que tiveram crescimento em pesquisas foram “balas fini”, “trento”, “kit kat” e “caixa de chocolate”, se posicionando no top 10 de alimentos mais pesquisados no marketplaces.
As tradicionais paçocas Paçoquitas em rolha, por exemplo, lideram a demanda da categoria e aparecem também em 5º lugar do ranking, após subir mais de 500 posições se comparado ao mês anterior. Outro artigo que também aparece entre os favoritos dos compradores são os bombons Sonho de Valsa e Ouro Branco, da marca Lacta.
3. Cuidados com o cabelo
Os artigos de cuidados com o cabelo também estiveram em foco no último dia 15 de setembro, e se destacaram nas buscas de Beleza e Cuidados Pessoais. Indicado para tratamento de alopecia, o minoxidil teve um aumento de 90% posições durante o evento, se posicionando em 2º lugar dentro do top 10 da categoria. Para este ano, os produtos para queda de cabelo ainda seguem em alta na categoria. Com preços em oferta, o tônico Poderoso antiqueda e o preenche falhas da Gold Spell dominam a procura neste segmento.
“É sempre importante aprofundar a análise e estudar as informações do seu nicho, categoria e subcategorias para definir sua estratégia em datas comemorativas como essa. Levar em consideração se as vendas ofereciam frete grátis ou qual a porcentagem realizada através do Mercado Envio, por exemplo, são dados essenciais a serem ponderados na hora de concluir sua estratégia, uma vez que isso contribuirá para se destacar dos concorrentes e impulsionar as conversões no e-commerce”, pontua Juliana Vital (em destaque na foto), CRO da Nubimetrics.