Dia dos Pais: Pesquisa revela que48,9% dos brasileiros pretendem comprar presentes

Pesquisa inédita realizado pela empresa de pesquisa PiniOn mapeou o comportamento dos brasileiros em datas comemorativas

Datas comemorativas seguem sendo momentos cruciais para o varejo nacional. No entanto, mais do que nunca, os consumidores estão atentos aos preços. Segundo um levantamento inédito realizado pelo PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, 35,6% dos entrevistados afirmam sempre esperar promoções antes de comprar, enquanto outros 51,4% dizem que às vezes aguardam por condições mais atrativas. A atenção aos descontos se destaca entre os respondentes de 25 a 34 anos (43%) e consumidores da classe A (57,1%).

Para Talita Castro, CEO do PiniOn, as promoções não são apenas um incentivo, mas também um critério decisivo na reta final de compra. “O consumidor está cada vez mais estratégico na hora de gastar, priorizando o custo-benefício e esperando o melhor momento para realizar a compra”, explica. O levantamento foi realizado no mês de julho de 2025, por meio do aplicativo mobile do PiniOn, com 1563 entrevistados em todas as regiões do Brasil, compondo uma amostra representativa da população brasileira.

Tradição de presentear se mantém viva, especialmente no Dia dos Pais

A pesquisa mostra ainda que o ato de presentear em datas como Dia dos PaisDia dos Namorados e Natal permanece comum: 40,1% dos consumidores disseram que sempre presenteiam, enquanto 39,7% fazem isso às vezes.

Entre os destaques, estão as mulheres, com 41,8% delas afirmando que compram presentes em todas as datas comemorativas. Além disso, a região Centro-Oeste também ganha relevância, sendo a que mais presenteia, com 43,5% dos consumidores mantendo esse hábito. Pensando especificamente no Dia dos Pais de 2025, 48,9% dos entrevistados pretendem comprar presentes, com maior pretensão entre as mulheres (52,8%) e moradores da região Nordeste (55,6%).

Onde e quanto o brasileiro pretende gastar

Os dados também apontam que o valor médio que os consumidores pretendem gastar no Dia dos Pais está entre R$51 e R$100 (33,5%), seguido por uma faixa de R$101 a R$200 (29,1%). A região Sudeste lidera os gastos mais altos, com 13,3% dos respondentes com intenção de investir mais de R$300, enquanto o Centro-Oeste concentra o maior número de consumidores que gastarão até R$50 (17,5%).

Na hora da compra, o preço continua sendo o fator decisivo (35,8%). Além disso, a preferência por loja física (33,9%) supera a preferência por lojas online (30,3%). Os consumidores mais jovens (18 a 34 anos) surpreendem ao preferirem lojas físicas, ao passo que os mais velhos priorizam o melhor custo benefício. Já a região Norte é a que mais valoriza o comércio físico, com 48,2% dos entrevistados indicando essa escolha.

Para a CEO, os dados mostram que os brasileiros seguem dando importância às datas comemorativas, buscando celebrar de maneira significativa, mas dentro do orçamento. “Criar memórias afetivas continua sendo prioridade, ao mesmo tempo que há uma percepção cada vez mais presente de que é preciso conciliar esse afeto com escolhas de consumo mais conscientes e financeiramente equilibradas”, destaca.

Fundado em 2013, o PiniOn é uma empresa de pesquisa de mercado que combina tecnologia e engajamento para entregar soluções de pesquisa ágeis e precisas. Por meio de um aplicativo mobile, a empresa engaja usuários para realizar missões com coleta de dados, pesquisas e testes, gerando informações estratégicas e valiosas para empresas de diferentes segmentos, como Unilever, Heineken e Coca-Cola. Como foco no público B2B, a empresa é reconhecida por transformar dados em decisões inteligentes, conectando o mercado ao seu público-alvo de forma inovadora.

Facebook
Twitter
LinkedIn