Cuidados na hora de vender preservam ganhos e evitam perdas; Confira os comentários do especialista em privacidade, prevenção e segurança
Faltando pouco mais de duas semanas para o Natal e já caminhando para o fim de 2022, estamos no período mais aguardado pelo varejo. Nessa época do ano é esperado que o número de ofertas para diversos produtos e serviços aumente consideravelmente e, neste ano, acontecerá uma semana após o final da Copa do Mundo, o que deve impulsionar as vendas.
Com o alto número de ofertas, é necessário que as empresas e meios de pagamentos fiquem atentos aos golpes em compras online. Em 2022, até setembro, a Unico registrou mais de 3,3 milhões de tentativas de fraude. O que deve ligar um sinal de alerta para os varejistas durante o Natal.
Entre as tentativas de fraude, o Natal ocupa o 4º lugar no período em que mais foram registradas tentativas de fraude, com 16% de ações fraudulentas, atrás somente das compras cotidianas (55%), Black Friday (22%) e datas comemorativas como o Dia das Mães ou dos Pais.
Diante desse contexto, Glauco Sampaio, Superintendente de Privacidade, Prevenção e Segurança da Cielo, empresa de tecnologia e serviços para o varejo que lidera o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina, separou 5 dicas para evitar fraudes durante a data comercial.
-
Conheça os diferentes tipos de fraudes
Faça um mapeamento dos diferentes tipos de fraude. Com a chegada do PIX, existem novos mecanismos para que os golpistas tirem proveito das falhas nos sistemas de pagamento. Desde usar dados falsos, até o chargeback – prática em que o golpista alega não ter feito a transação para o banco e afirma que os seus dados foram roubados – é necessário saber o que estão fazendo para ver as melhores formas de proteger seu negócio.
-
Cuidado com cópias falsas do seu site
No ambiente online, é importante verificar se o site da sua empresa apresenta o selo de certificação de segurança. Sites que possuem o endereço inicial “https” possuem esse certificado e não apresentam riscos aos dados de cartões.
Faça uma varredura online para se certificar de que não existem golpistas agindo no nome da sua empresa, a cada ano que passa aumenta o número de sites falsos se passando por empresas consolidadas no mercado, todo cuidado é necessário para não prejudicar o nome do negócio.
-
Faça o registro formal da venda
A emissão da nota fiscal do pedido – onde devem constar informações como modelo, marca, cor, valor e data da compra, além de dados do estabelecimento e do cliente – garante o controle preciso da entrada e saída de mercadorias.
-
Invista em segurança
Para quem já tem uma loja virtual, sistemas de pagamento que oferecem soluções de inteligência artificial e ferramentas antifraude que analisam o comportamento de compra dos consumidores dentro e fora do mundo digital, vêm se tornando aliados cada vez mais indispensáveis. É importante lembrar que a alta demanda da Black Friday vem acompanhada de uma alta em fraudes, portanto preservar os ganhos evitando perdas é a melhor estratégia para aproveitar a data e ver crescimento real no faturamento.
-
Estruture seus meios de pagamento
Oferecer meios de pagamento confiáveis e estruturados para realizar vendas diminui significativamente a possibilidade de fraude. Notas promissórias, transferências diretas que não envolvam intermediação de Pix e cheques aumentam as oportunidades de fraude.
Sobre a Cielo – Mais que uma máquina, somos uma empresa de tecnologia e serviços para o varejo que lidera o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina como a marca Top Of Mind e mais desejada e valiosa do segmento no Brasil com mais de 6,4 bilhões de transações e mais de R$ 600 bilhões em volume financeiro. O nosso propósito é simplificar e impulsionar negócios para todos e assumimos o compromisso de transformar a vida de milhões de pessoas que empreendem ou que desejam entrar nesse universo.