Ação da Hand Talk visa sensibilizar empresas sobre a inclusão digital e a necessidade de promover ambientes onlines mais acessíveis
Embora o público de pessoas com deficiência (PCD) seja crescente e ativo no e-commerce, muitos sites ainda não estão preparados para atender às suas necessidades. De acordo com a pesquisa Panorama da Acessibilidade Digital, realizada pela Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, em parceria com o Movimento Web para Todos, 54% das empresas ainda carecem de conhecimento sobre o conceito de acessibilidade digital. Para trazer luz ao tema e contribuir na mudança desse cenário, a Hand Talk lança sua campanha para o Mês do Consumidor, com o objetivo de sensibilizar empresas e consumidores sobre os benefícios de sites acessíveis e como essas plataformas podem transformar a experiência de compra para o público de PCD, além de tornar as marcas mais confiáveis e atraentes. A ação foi lançada no dia 10 de março e seguirá até 31 deste mês.
A campanha conta com o apoio de influenciadores como Nayara Silva, Kelvin Lamare, Helen Tessaro e Pop Cornea, e destaca as barreiras digitais enfrentadas por um público diversificado, com diferentes tipos de deficiência. A campanha inclui vídeos dos influenciadores nas redes sociais, ilustrando situações cotidianas em que consumidores com deficiência encontram obstáculos invisíveis ao acessar e-commerces. A ação também destaca o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade que oferece recursos para garantir a autonomia e inclusão de usuários com diferentes necessidades, permitindo uma navegação autônoma e compreensão dos detalhes dos produtos, o que fortalece o relacionamento entre marca e consumidor.
“A acessibilidade é a chave para construirmos um mundo inclusivo em que ninguém fica para trás. Ela é essencial para garantir autonomia e presença plena a todos, que têm necessidades diferentes”, afirmam Monique e Rodolfo, casal por trás do perfil Pop Cornea. “Esperamos que essa campanha ajude empresas e líderes a entenderem concretamente o impacto da acessibilidade nos negócios e na sociedade. Com o envelhecimento da população brasileira, as necessidades de acessibilidade, como dificuldades auditivas, visuais e motoras, só tendem a aumentar. As empresas precisam antecipar essas mudanças e criar produtos e serviços acessíveis para esse público crescente”, completam.
A diversidade dentro do público de PCD reflete em diferentes comportamentos de compra, com pessoas surdas e com deficiência auditiva buscando plataformas que ofereçam tradução em Libras, enquanto aquelas com deficiência visual necessitam de interfaces com contrastes ajustáveis, por exemplo. Uma pesquisa da Fundação Procon-SP revela que 69% das pessoas com deficiência enfrentam dificuldades ao consumir produtos e serviços online, o que torna urgente a implementação de adaptações. “Com o Hand Talk Plugin, as empresas podem integrar recursos assistivos, como leitor de sites, ajustes de tipografia, contraste de cores, máscara de leitura e lupa de conteúdo, permitindo que consumidores com deficiência compreendam os detalhes do produto e finalizem a compra de forma independente”, explica Ronaldo Tenório (foto em destaque), CEO da Hand Talk.
Helen Tessaro, influenciadora da campanha, destaca que um site acessível é uma oportunidade de conexão verdadeira com o público: “A inclusão só ocorre quando há convivência, e a acessibilidade real acontece quando conseguimos autonomia para consumir e participar plenamente. É fundamental que as empresas integrem a acessibilidade em sua cultura e estrutura de mercado, para que ela não seja vista como um ‘extra’, mas como parte de seus valores essenciais”, enfatiza.
Já Kelvin Lamare reforça a urgência da adoção da inclusão digital pelas empresas: “É crucial que as empresas adotem recursos de acessibilidade digital para melhorar a experiência do consumidor em geral e promover a inclusão das pessoas com deficiência, que frequentemente enfrentam barreiras ao acessar serviços online.” Ele também destaca a importância de treinamentos para capacitar funcionários a lidar com pessoas com deficiência em todos os contextos. “Espero que a inclusão e acessibilidade sejam tratadas como valores fundamentais, não como um adicional”, conclui.
Com esta campanha, a Hand Talk busca ampliar a conscientização sobre a importância de um e–commerce acessível e incentivar empresas a adotar mudanças que atendam a esse público crescente. Para Tenório, a meta é transformar a inclusão digital em uma prioridade estratégica, criando um ambiente mais justo e próspero para todos os consumidores. “Acreditamos que a acessibilidade digital é uma responsabilidade de todas as empresas que desejam ter um impacto positivo e duradouro na sociedade”, finaliza.