André Cruz (foto em destaque), CEO da Digital Manager Guru, revela insights para reduzir o abandono de carrinho e aumentar as vendas online
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em 2024 revelou que 91% dos brasileiros compraram pela internet nos últimos 12 meses. Levando esse número em conta, é importante que os vendedores e empreendedores do setor de vendas online certifiquem-se de que haja segurança no processo, etapas simplificadas e opções variadas de pagamento. Essas são ações essenciais para reduzir o abandono de carrinho e aumentar as conversões. Otimizar o checkout torna a finalização de compras em lojas online mais fácil, além de proporcionar uma experiência mais positiva e segura ao consumidor. Mas como é possível colocá-la em prática? André Cruz, CEO e cofundador da Digital Manager Guru, plataforma de checkout e gestão de vendas online, sugere as seguintes recomendações:
1 – Simplifique o processo de checkout
De acordo com o especialista, é crucial solicitar apenas as informações essenciais no checkout. “Deixe visível as políticas gerais da empresa para evitar confusões, além do valor do frete. Não esqueça de implementar um design responsivo e limpo, que facilite a compra, evitando pop-ups, banners e outras distrações que podem desviar a atenção do cliente de concluir a compra”,ensina.
2- Otimize a velocidade de carregamento
A velocidade de carregamento é importante para manter o interesse do comprador e fornecer uma boa experiência no checkout. “Páginas lentas podem levar ao abandono da compra, então, otimize imagens e scripts, e utilize um servidor rápido para garantir que o checkout carregue rapidamente”, aponta o CEO da Guru.
3 – Garanta a segurança do checkout
A segurança nos pagamentos online é fundamental para ganhar a confiança dos usuários “Use certificados SSL (a tecnologia de segurança padrão que estabelece um link criptografado entre um servidor e um cliente) para proteger os dados e exiba selos de segurança na página de pagamento. Garanta que seu sistema esteja em conformidade com os padrões e normas, como o PCI DSS (o conjunto de requisitos de segurança que visa proteger os dados do titular do cartão durante todo o ciclo de pagamento) e informe os clientes sobre as medidas de proteção em vigor”, adiciona o empreendedor.
4 – Ofereça variedade considerável de métodos de pagamento
“As pessoas podem ser específicas quanto ao uso do método de pagamento de sua preferência, então oferecer o maior número de opções possíveis é uma forma de reduzir a fricção na compra” aponta o fundador da Guru. Segundo o Baymard Institute, 6% dos consumidores abandonam o carrinho devido a ‘poucas opções de pagamento’.
5 – Conecte os consumidores ao suporte quando precisarem
Exibir opções de auxílio no momento certo, principalmente durante o checkout, ajuda na finalização de compra. “Facilitar o acesso a um FAQ, aos telefones do SAC, ou até mesmo a um contato no WhatsApp, pode ser a diferença entre a conversão e um carrinho abandonado. Investir em um produto de qualidade e criar campanhas na internet é importante, mas para que o processo seja finalizado com sucesso, sua página de pagamentos deve estar funcionando bem. Se não, a compra pode ser abandonada ou a sua loja pode perder espaço e autoridade no mercado. Implementando essas cinco práticas, você criará um checkout eficiente e confiável, trazendo melhorias na taxa de conversão e proporcionando uma melhor experiência para todos”, finaliza o CEO da Digital Manager Guru.