Especialista ensina estratégias para e-commerce driblar bloqueio de cookies

Fernando Randi (foto em destaque) explica como se preparar desde já para as mudanças que impactarão o marketing digital em 2024

O anúncio de que os principais navegadores bloquearão cookies de terceiros em 2024 preocupa donos de e-commerce. Afinal, muitas ferramentas importantes para marketing digital dependem desses cookies para oferecer experiência personalizada e análises de dados.

Porém, como explica Fernando Randi, especializado em tráfego pago, já existem soluções para contornar esses obstáculos e se preparar com antecedência.

“É preciso começar desde já a adaptar estratégias, tanto técnicas quanto de conteúdo, para minimizar o impacto da limitação dos cookies quando ela entrar em vigor”, afirma.

Uma mudança crucial será que sites não poderão mais rastrear usuários recorrentes por meio de cookies, dificultando ações como retargeting e recuperação de carrinhos abandonados.

Para driblar isso, Randi recomenda investir em first party data, ou seja, em informações inseridas voluntariamente pelos próprios usuários, como em cadastros.

“Ao invés de depender só de cookies, os sites devem oferecer incentivos relevantes para que o usuário forneça seus dados, como e-mail e telefone, e assim possa ser reconhecido mesmo sem os cookies”, aconselha.

Também é essencial, segundo o especialista, aprimorar a estrutura do site com recursos técnicos como pré-carregamento de página e otimização de elementos como imagens e vídeos, visando maior velocidade e melhor experiência de navegação.

Outro ponto fundamental será garantir que conversões e resultados de anúncios continuem sendo rastreados corretamente mesmo com a limitação de cookies. Pensando nisso, Randi desenvolveu uma API que integra plataformas de anúncio e sites, registrando vendas em tempo real.

“Essa API será crucial para que e-commerces continuem medindo seus dados de modo preciso e otimizando campanhas adequadamente”, explica.

Além de adaptações técnicas, o especialista enfatiza a relevância de reforçar branding, copywriting e omnicanalidade na comunicação com o público.

“Se os usuários se conectarem com a marca, optarão voluntariamente por fornecer dados e interagir com a loja virtual, independente de cookies”, ressalta.

Randi lembra que esses problemas não surgirão do dia para noite, dando tempo para os empresários se adaptarem gradualmente e estarem preparados até o final de 2024.

“O importante é começar agora a compreender as implicações da limitação de cookies e tomar as medidas necessárias para que seu e-commerce continue atraindo e convertendo clientes mesmo nesse novo cenário”, adverte. Segundo ele, é preciso aprofundar os conhecimentos sobre estratégias para e-commerce: “Com planejamento, é possível driblar os desafios do bloqueio de cookies. Ensino como através dessa ferramenta”.

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