Plataforma aponta o que é tendência no mercado online para o primeiro trimestre

De acordo com levantamento da Nubimetrics, materiais escolares, uniformes, artigos para natação, produtos de informática e fantasias de carnaval são tendência para o período

Depois do boom de Black Friday e Natal, é comum imaginar que o primeiro trimestre do ano tem tudo para ser de pouca demanda no e-commerce e marketplaces. De acordo com a Nubimetrics, plataforma líder em fornecer dados inteligentes para sellers, é possível uma ótima performance se você tiver os dados certos. A especialista em mercado digital, Juliana Vital (foto em destaque)que também é Global Chief Revenue da companhia, explica que categorias como materiais escolares, uniformes, fantasias, artigos de informática e até produtos relacionados à natação são boas oportunidades para não deixar o faturamento cair.

“Temos poucas datas comemorativas neste período, mas isso não significa que o período não apresente boas oportunidades para os vendedores online. Nós mapeamos que a tendência por categorias específicas podem ser uma ótima alternativa para continuar se destacando. Por isso, é importante se manter por dentro dessas principais tendências”, afirma Juliana. Entenda, abaixo, quais são essas principais categorias.

1 – Materiais escolares
O início de 2025 vem acompanhado de um novo calendário escolar, e mesmo que alguns pais e responsáveis já tenham iniciado as buscas em dezembro, ainda é no mês de janeiro que a demanda na categoria atinge o pico máximo de sazonalidade no e-commerce. Em 2024, por exemplo, a mesma teve aumento de mais de 30% durante o primeiro trimestre. Entre os destaques, as etiquetas escolares representaram 13% das palavras-chave mais pesquisadas pelos compradores de Materiais Escolares.

2 – Uniformes
Também acompanhado pelo mesmo motivo, que é o início do período letivo, os uniformes também fazem sucesso no ecossistema onlineO levantamento da Nubimetrics revelou que no ano passado, a subcategoria registrou crescimento significativo de buscas ao longo do ano, e os números indicam que em 2025 não será diferente.

“Aqui enxergamos uma oportunidade ainda melhor: a demanda tem crescido e a concorrência não. Os dados nos ajudam a entender também outras  informações precisas para quem quer entrar nesse mercado, em que a maior parte dos vendedores oferecem frete grátis aos clientes; e apresentando maior procura das becas de formatura, por exemplo. “Esses são insights relevantes para turbinar ainda mais o faturamento com esses artigos”, complementa a CRO.

3 – Itens para natação
Com as altas temperaturas entre janeiro e fevereiro, principalmente, as atividades aquáticas ficam ainda mais em alta, seja para lazer ou práticas de esporte. Por esse motivo, a Nubimetrics revela uma demanda crescente por produtos relacionados à natação nesta época do ano na categoria Esportes e Lazer. Entre os destaques estão os ‘espaguetes’ e toucas no marketplace.

Outro item que vem se destacando ao longo dos anos são as faixas de cabelo, que apresentaram, em 2024, aumento de quase 140% nas buscas, 2,4 vezes maior que 2023.

4 – Fantasias
A preparação para o Carnaval também começa em janeiro. Atualmente, a categoria Fantasias aparece como ótima opção para os sellers no início de 2025, registrando pico de buscas em fevereiro, mês em que a festa se aproxima.

5 – Produtos de informática
Uma das principais datas comemorativas deste período é o Dia do Consumidor, que acontece no dia 15 de março Assim, alguns nichos também são destacados, em especial, a categoria de Informática. Entre os mais procurados pelos consumidores estão os Mini PCs, que lideraram as buscas na categoria PC de Mesa, em 2024. Ainda de acordo com dados da Nubimetrics, esse item, seguido das cadeiras gamer, são grandes tendências para este ano.

“Teremos ótimas oportunidades neste começo de ano, e a IA pode ser uma grande aliada para auxiliar os vendedores a analisar informações sobre o comportamento do consumidor, identificar tendências de busca, entender produtos em alta, encontrar nichos com maior potencial de crescimento e até mesmo identificar segmentos com alta demanda e baixa oferta”, finaliza a executiva da Nubimetrics.

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