Empresa inova autoatendimento para melhorar experiência dos clientes

Mirando expansão, a Blumenau Iluminação implementou os serviços da plataforma Simplifica+ para fortalecer a relação com os clientes e oferecer uma melhor experiência

Uma das principais empresas do setor, a Blumenau Iluminação celebrou 45 anos em agosto de 2023 se preparando para mais uma expansão: investiu cerca de, R$ 12,6 milhões na compra de um imóvel para ampliar o centro de distribuição, aumentando sua área em mais 11 mil metros quadrados. A empresa registrou crescimento de 160% em faturamento nos últimos cinco anos e aumento de 70% no número de colaboradores. Com presença em todo o Brasil e em mais de dez países da América Latina, a companhia tem o objetivo de ser a maior fabricante do segmento no Brasil para os próximos três anos.
A Blumenau Iluminação enfrentava desafios relacionados à entrega de boletos e, embora houvesse automação via ERP, a entrega limitada por e-mail abria portas para fraudes, uma vez que os clientes não contavam com um canal oficial para checar sua autenticidade ou retirar segundas vias.
Além disso, com o crescimento de sua carteira de clientes, a entrega de boletos por e-mail tornou-se um gargalo para a eficiência operacional. Esse cenário gerou a necessidade de alocação de um profissional exclusivamente para atender solicitações de boletos, o que não era o ideal para a operação.
Diante dessa situação, a companhia reconheceu a urgência em revisitar e otimizar este processo, buscando uma solução que garantisse mais segurança e eficiência na gestão financeira, permitindo a liberação da equipe para focar em áreas mais estratégicas da empresa.

Solução
A Simplifica+ surgiu como a solução para os desafios da Blumenau Iluminação. Com sua abordagem centrada no autoatendimento, a plataforma padronizou e acelerou a entrega de segundas vias de boletos, tornando todo o processo mais seguro e eficiente. Isso não apenas liberou o time de tarefas manuais, mas também melhorou a experiência do cliente. A adesão de mais de 10 mil clientes ao portal destaca o alcance e a aceitação da solução.
A Blumenau Iluminação implementou soluções de maneira gradual, aproveitando a modularidade da plataforma. Começou pelo módulo de Segunda Via de Boletos, seguido de Notas Fiscais e, posteriormente, de Acompanhamento de Pedidos. A ferramenta agora é uma parte importante dos processos Financeiros, Comerciais e de Logística.
“Fortalecer a relação com os clientes e oferecer uma melhor experiência, é prioridade em nossa empresa! Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos com esta parceria entre Blumenau Iluminação e Simplifica+”, comenta Daniela Andrade (foto em destaque), gerente financeira da Blumenau Iluminação.
Com o acesso 24/7 à plataforma, observou-se ainda a melhoria nos pagamentos em dia e a redução na inadimplência. A disponibilidade do boleto evitou atrasos justificados pela falta do documento. Além disso, a plataforma possibilitou negociar uma modalidade mais econômica de boletos junto aos bancos, acelerando o retorno sobre o investimento. No último ano, os clientes geraram cerca de 60.000 segundas vias de boletos, o que representa uma média de aproximadamente 5.000 segundas vias por mês.
“A Simplifica+ surgiu como um divisor de águas, especialmente no cenário inesperado da pandemia. O portal do cliente foi fundamental durante a alta demanda por atendimentos online e maior uso de smartphones pelos clientes. A ferramenta não apenas manteve o atendimento fluido, mas também permitiu usar o capital humano em tarefas mais estratégicas”, completa Andrade. A parceria resultou em uma economia de mais de 11.000 horas operacionais somente este ano.
A expansão para os módulos de Notas Fiscais e Acompanhamento de Pedidos trouxe ganhos adicionais, aliviando o time de logística de tarefas repetitivas e fornecendo aos representantes comerciais informações atualizadas.
“A Plataforma Simplifica+ se tornou essencial para nossa equipe interna, e principalmente para nossos clientes e representantes. Destaco a importância da segurança, agilidade e autonomia, que hoje nossos clientes possuem com a solução eficaz que oferecemos em nosso portal”, destaca a gerente financeira da Blumenau Iluminação.

Sobre a Simplifica+
A Simplifica+ é uma plataforma de autoatendimento criada para facilitar o acesso a documentos e informações nas relações B2B e automatizar processos. Com módulos voltados para áreas financeiras, comerciais e logísticas, ela atende mais de 450 mil usuários, conectando-se a 120 instituições financeiras e integrando-se a mais de 60 ERPs. No último ano, a plataforma acelerou transações que superam R$ 1 bilhão por mês e contribuiu para uma economia de 1 milhão de horas em atividades operacionais. Fruto da expertise da Adapcon, empresa com mais de 23 anos dedicados ao desenvolvimento de software e inovação, a Simplifica+ tem sido uma ferramenta chave na transformação digital das empresas, otimizando recursos e fortalecendo as relações empresa-cliente. Saiba mais em: https://simplificamais.com.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn