Especialista ainda revela insights de conteúdo para entender comportamentos e manter a atenção dos consumidores na data mais importante do varejo
A Black Friday, data mais importante do varejo e e-commerce, já se aproxima. Com ela, as grandes marcas também começam a preparação de vendas na internet e redes sociais. De acordo com dados obtidos pela Winnin, plataforma de IA que transforma dados de consumo de vídeo multiplataforma em insights culturais valiosos, por meio do Tik Tok, YouTube, Instagram, Facebook e Twitch, os tópicos de mais interesse são os achadinhos, com 53,7% de engajamento; caixas misteriosas, com 21,1%, e as outlets, que representa 12,9% da audiência. Para o Head de Estratégia da companhia, Pedro Drable (foto em destaque), apostar em vídeos que estimulam compras inteligentes; conteúdos de moda, beleza, games e computadores, pode ser alternativa para se destacar.
Até o momento, ainda segundo a Winnin, nos últimos 12 meses foram produzidos 55 mil vídeos sobre o assunto, com engajamento médio de 44 mil por vídeo. Os tipos de vídeos que geram mais interesse são aqueles que trazem review de produto – análise ou comentário do usuário como cliente, expressando a opinião e não uma publicidade -, unboxing – tendência das redes sociais que consiste em abrir um item em frente as câmeras, challenge – conteúdos curtos no estilo desafio – e dicas.
“À medida que nos aproximamos da Black Friday, as marcas precisam estar mais alinhadas do que nunca às tendências de conteúdo que realmente ressoam com o público. Os dados da Winnin mostram que os consumidores estão buscando autenticidade e valor, como evidenciado pelo sucesso de vídeos de review e unboxing. Esses insights culturais são fundamentais para direcionar estratégias que gerem engajamento real e, consequentemente, resultados expressivos durante a maior data do varejo”, explica Pedro Drable.
Por esse motivo, os vídeos que revelam alguns achados e descobertas de produtos, geralmente com ótimo custo-benefício, estão no topo da lista. “Esses vídeos são populares em plataformas como Tik Tok e Instagram, onde os usuários mostram suas compras, revelam onde encontraram ofertas e dão dicas de como conseguir bons preços. O objetivo é ajudar a audiência a encontrar boas oportunidades de compra, especialmente durante eventos como a Black Friday”, aponta o Head de Estratégia.
Logo depois, a Winnin traz o interesse do público também em vídeos de caixas misteriosas, que definem-se em conteúdos que os criadores compram e abrem pacotes ou caixas desconhecidos até aquele momento. “Elas podem conter uma variedade de produtos, desde eletrônicos até itens de moda, e a ideia é gerar suspense para quem está assistindo e abrindo. Esse formato se tornou popular nas redes sociais porque combina o elemento de surpresa com a curiosidade, mantendo a audiência envolvida enquanto os itens são revelados”, enfatiza Pedro.
Por último, estão as lojas outlets, que voltaram a ficar em alta, e se tornam tendência para a Black Friday. “Elas oferecem a oportunidade de adquirir artigos de marcas conhecidas a preços significativamente reduzidos. Vivemos em um período em que os consumidores estão cada vez mais atentos ao valor de suas compras, e essa é uma combinação atraente de qualidade e economia”, complementa o Head da Winnin. Além disso, durante o período, essas lojas tendem a intensificar promoções.
Pedro Drable ainda finaliza destacando alguns insights para manter a atenção do consumidor em um período de diversificação de anúncios e promoções no ambiente online. “É importante olhar para os outros conteúdos que o público que assiste esse tipo de vídeo também consome, além de enfatizar o cliente a comprar de forma consciente, já que esse é um período de gastos desenfreados. Uma opção é usar conteúdos de humor, como challenges, por exemplo, pode ser uma boa alternativa”, finaliza Drable.