Não são só os consumidores finais que aproveitam as vantagens do e-commerce, com preços mais baixos e facilidades de entrega. Com um começo de ano desfavorável para a economia brasileira, as companhias procuram cortar custos, e a compra de suprimentos e máquinas pela internet tem sido uma das saídas encontradas.
A ImpressorAjato.com, por exemplo, registrou um aumento de 39% nas vendas para empresas no primeiro trimestre de 2015. No total, 40% do faturamento do site hoje vem de pessoas jurídicas – uma prova da força do e-commerce B2B.
As vendas são encabeçadas por máquinas multifuncionais e scanners, em geral, de médio porte. Os principais compradores são escritórios, profissionais liberais, papelarias e pequenas empresas.
Para Adriana Maia, coordenadora de Relacionamento com o Cliente da empresa, o que mais atrai as empresas são o preço reduzido e a facilidade da compra online, com rapidez e tranquilidade na entrega. “Temos máquinas grandes, difíceis de transportar, então é prático recebê-las direto no destino designado”, afirma ela.
Quanto mais distante do eixo Rio-São Paulo está o comprador, por exemplo, mais caro fica o equipamento nas distribuidoras locais. “Um cliente do nordeste comprou uma impressora nossa por R$ 1,9 mil com o frete. Na cidade dele a mesma máquina saía por R$ 2,7 mil”, compara Adriana.
Outra vantagem das lojas virtuais é a rapidez em cotar preços. Ao invés de consultar diversos fornecedores, um processo que pode custar caro e demandar tempo, o setor de compras das empresas pode verificar e comparar valores na internet na busca pela opção mais adequada à sua companhia.