Estudo aponta 7 tendências para o varejo brasileiro em 2016

O ano de 2016 começa difícil para o varejo no Brasil, mas algumas mudanças não vão esperar a crise passar. Isso é o que aponta o relatório do comércio brasileiro preparado pela empresa de consultoria Dexi Marketing após uma pesquisa para indicar as principais mudanças no varejo em 2016. O relatório identifica 7 tendências que irão influenciar o varejo brasileiro em 2016. “O que é importante nesse relatório não é a futurologia dos acontecimentos, mas a orientação do sentido que o mercado brasileiro caminha, tanto para as lojas físicas quanto o e-commerce”, conta Sérgio Barbi, Diretor Executivo da Dexi.

O estudo levou 4 meses para ser concluído e identificou que os consumidores estão mudando alguns hábitos e preferências de consumo. Os brasileiros valorizam cada vez mais os serviços, bem-estar pessoal e a possibilidade de personalizar os produtos que eles compram. “O varejo no Brasil tem um estágio próprio de evolução, diferente dos Estados Unidos e Europa que têm inúmeros estudos de tendências disponíveis. Vamos entender o consumidor brasileiro, o que valoriza e deseja, assim criaremos melhores negócios, produtos e serviços” complementa Sérgio Barbi.

As tendências citam mudanças no comércio eletrônico com a entrada de novos concorrentes e pequenos negócios numa forte guerrilha às 5 maiores empresas que detém mais da metade do mercado brasileiro. Outra tendência é o uso dos smartphones para compra pelos clientes e o desenvolvimento de aplicativos e uso de dados dos clientes pelos varejistas. O relatório também confirma que continuará crescente a valorização da saúde, bem-estar e beleza entre os consumidores.

Da mesma forma as exigências dos brasileiros quanto aos serviços, atendimento e experiência de compra. Por fim, o relatório menciona o fortalecimento do comércio local por conta da dificuldade de deslocamento, principalmente nas grandes cidades, e os pequenos negócios, produtos e serviços voltados para nichos específicos de mercado. O estudo teve metodologia própria, tem 18 páginas e está disponível para download gratuito no site da empresa: dexi.com.br.

Facebook
Twitter
LinkedIn