A redução imediata do IPI nos itens da linha branca foi um chamariz para quem quer começar o ano com geladeira ou máquina de lavar nova
A redução imediata do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nos itens da linha branca foi um chamariz para quem quer começar o ano com geladeira ou máquina de lavar nova. Os anúncios estão nas vitrines. Só neste fim de semana, o primeiro depois do anúncio, houve lojas que aumentaram em 30% as vendas em relação ao mesmo fim de semana do ano passado. Os descontos variam de produto para produto e só valem para os itens classificados como mais eficientes em consumo de energia. O valores ficam, em média, 10% mais baixos e há lojas que cobrem qualquer oferta para não perder a venda.
De acordo com o gerente da loja Taqi no Centro, João Sormani, o sábado foi de forte incremento nas vendas de tanquinhos, geladeiras, máquinas de lavar e fogões.
O movimento foi tão grande e continua que ainda não conseguimos contabilizar o aumento, mas estamos vendendo o triplo do normal.
Além de renovar os equipamentos para casa, a procura por eletroeletrônicos para o Natal também já se intensificou. As apostas são as mesmas do ano passado: TVs, câmeras fotográficas, notebooks e celulares.
Os descontos são maiores do que no restante do ano para aproveitar essa disposição para comprar. As próprias empresas (fabricantes) estão abrindo mão de valores para vender mais. Baixam o preço e ganham na quantidade explica Sormani.
Executivos de outras redes também já contam como certa a alta de vendas. Na Colombo, a projeção de aumento no volume de vendas é de 40%, muito similar à meta da Lebes entre 40% a 50%. Pouco menos é o que projeta a Manlec, alta de 30%. Na rede Quero-Quero, a previsão é de 5% a 10% a mais de negócios.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-RS) estima faturamento 7% superior ao mesmo período do ano passado, mas o presidente Vitor Koch admite que o resultado pode vir acima: A linha branca tem produtos de alto valor agregado. Essa redução de IPI veio na melhor hora possível observa Koch, que chega a arriscar expansão nas vendas em torno de 8% ou 9%.