Mais de 80% dos consumidores não sabem o que é recall, revela Procon-SP

A Fundação Procon-SP realizou uma pesquisa que apontou que 83% dos consumidores não sabem realmente o que é recall. Para a realização da pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (6), foi aplicado um questionário pela internet, que foi respondido por 1.846 consumidores entre os dias 1º e 14 de março.Do total de participantes, 85% disseram saber o que é recall, no entanto, quando analisada todas as respostas, o Procon-SP apurou que somente 17% sabiam de fato o que recall.Outros dadosQuando se trata da divulgação do recall, dos 1.573 consumidores que apontaram saber o que é recall, 72% disseram que as informações nos meios de comunicação são insuficientes e 61% responderam que não são claras. Apenas 3% disseram que o recall é bem divulgado pelas empresas nos meios de comunicação.

Ainda segundo o levantamento, 64% responderam que a empresa deve comunicá-lo, quando é detectado qualquer problema no produto ou serviço. Já 35% acham que o recall deve ser feito apenas quando é detectado algum problema que ponha em risco a segurança e saúde do consumidor. Apenas 1% disse não saber em qual momento o recall deve ser feito.Para 56% dos 547 internautas que souberam responder corretamente o que é recall, ele se aplica a todo e qualquer produto e serviço. Já 25% responderam que o recall deve ser aplicado somente a produtos, enquanto 8% acham que o recall é para apenas determinados produtos e 11% acham que recall é exclusivo para veículos. Objetivo da pesquisaA pesquisa foi realizada com o objetivo de captar o nível de informação e a percepção do consumidor frente a questões referentes ao recall.De acordo com o Procon-SP, o resultado da pesquisa servirá de subsídio para outras ações de orientação e educação.

A Fundação Procon-SP realizou uma pesquisa que apontou que 83% dos consumidores não sabem realmente o que é recall. Para a realização da pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (6), foi aplicado um questionário pela internet, que foi respondido por 1.846 consumidores entre os dias 1º e 14 de março.

Do total de participantes, 85% disseram saber o que é recall, no entanto, quando analisada todas as respostas, o Procon-SP apurou que somente 17% sabiam de fato o que recall.

Outros dados

Quando se trata da divulgação do recall, dos 1.573 consumidores que apontaram saber o que é recall, 72% disseram que as informações nos meios de comunicação são insuficientes e 61% responderam que não são claras. Apenas 3% disseram que o recall é bem divulgado pelas empresas nos meios de comunicação.

Ainda segundo o levantamento, 64% responderam que a empresa deve comunicá-lo, quando é detectado qualquer problema no produto ou serviço. Já 35% acham que o recall deve ser feito apenas quando é detectado algum problema que ponha em risco a segurança e saúde do consumidor. Apenas 1% disse não saber em qual momento o recall deve ser feito.

Para 56% dos 547 internautas que souberam responder corretamente o que é recall, ele se aplica a todo e qualquer produto e serviço. Já 25% responderam que o recall deve ser aplicado somente a produtos, enquanto 8% acham que o recall é para apenas determinados produtos e 11% acham que recall é exclusivo para veículos.

 

Objetivo da pesquisa

A pesquisa foi realizada com o objetivo de captar o nível de informação e a percepção do consumidor frente a questões referentes ao recall.

De acordo com o Procon-SP, o resultado da pesquisa servirá de subsídio para outras ações de orientação e educação.

Facebook
Twitter
LinkedIn