São inúmeras as vantagens que as máquinas de cartão de crédito e débito trazem para um estabelecimento comercial. A principal é que elas ajudam as pequenas empresas a vender mais. Também trazem mais segurança para o espaço físico onde ele funciona, ao diminuir consideravelmente a quantidade de dinheiro em espécie que circula no ambiente. E permitem uma gestão financeira mais eficiente do negócio, pois disponibilizam ferramentas de gestão que realizam o controle de receitas e despesas.
Para mostrar essas e outras vantagens, além de tirar dúvidas, vai ao ar nesta terça-feira (29) o bate-papo virtual “Como os meios eletrônicos de pagamento podem ajudar as pequenas empresas a vender mais”, a próxima edição do Papo de Negócios, das 15h às 15h30. Ela inaugura uma série de cinco encontros virtuais com foco em temas ligados ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, lançado pelo Sebrae para valorizar as micro e pequenas empresas e fortalecer a economia. Quem responde a todas as dúvidas e ainda traz mais informações aos internautas é o diretor de Produtos da Mastercard, Eduardo Hansel.
Sinal de que as máquinas de cartões de crédito e débito são um bom negócio são os próprios números do segmento, um dos únicos que, em meio à crise econômica, registrou crescimento acima dos dois dígitos entre junho de 2014 e o mesmo mês de 2015, tanto no valor (10,2%) quanto no número de transações (10,4%). Foram mais de R$ 1 trilhão movimentados em 5,5 bilhões de transações de crédito e débito.
O número de máquinas – tecnicamente POS, points of sale, em inglês – chegou a 4,4 milhões no mesmo período, um crescimento de 7,3%. Cada um deles realizou R$ 19 mil em transações, em média. Os números são da Associação Brasileira de Empresas de Cartões e Serviços (Abecs).
Tal cenário, explicará o diretor do Mastercard, sinaliza aos empreendedores a necessidade de se adaptar aos meios eletrônicos de pagamento para aumentar suas vendas e crescer. Para isso é fundamental que os pequenos empresários saibam escolher o melhor tipo de máquina para seu negócio e conheçam em detalhes informações como: custo de aluguel, qual o tipo de venda que realiza (se somente dentro ou também fora da loja), o valor das taxas de transações, quais os tipos de modelo e como se proteger de fraudes.
“Outro detalhe importante é saber quem é quem no mercado e quais as suas responsabilidades”, esclarece Adalberto Luiz, analista de meios eletrônicos de pagamento da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros (Uamsf) do Sebrae. Por exemplo: é a credenciadora quem estabelece a relação com o estabelecimento comercial. E, ao disponibilizar ferramentas de gestão dos valores a receber, elas ajudam o empreendedor a realizar o controle de receitas e despesas, e assim gerir seu negócio com mais eficiência.
Papo de Negócios
É uma mesa redonda virtual, onde os convidados respondem a questões propostas pelo público ao vivo, via hangout, das 15h às 15h30. Não é necessário fazer inscrição, qualquer pessoa pode participar. Para assistir à palestra, basta ter uma conta no Youtube e, para participar do chat ao vivo, é preciso estar conectado a uma conta no gmail. Para se conectar, basta acessar o link disponível no site www.sebraemercados.com.br.
Até o dia 7 de outubro todos os ‘Papo de Negócios’ terão temas ligados ao Movimento Compre do Pequeno Negócio. Os próximos são ‘Compras Corporativas’ (01.10); ‘Compras Governamentais’ (05); ‘Estratégias de vendas em tempos de crise’ (06); e ‘Tratamento do MEI como consumidor’ (07).
Compre do Pequeno
Lançado em 5 de agosto em todo o país, o Movimento é uma ação inédita para estimular a sociedade a valorizar produtos e serviços das micro e pequenas empresas. A iniciativa é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.
Na semana passada aconteceu a Semana de Capacitação Empresarial: em todos os estados brasileiros foram oferecidos oficinas, palestras, seminários e cursos para preparar o empresário para o 5 de outubro, data oficial do Movimento, que também é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Os pequenos negócios são mais de 95% do total das empresas brasileiras, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% dos empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.
Serviço
Papo de Negócios: Como os meios eletrônicos de pagamento podem ajudar as pequenas empresas a vender mais
Terça-feira – 29 de setembro
Das 15 às 15:30 horas
Para acompanhar ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=s_xkzbzVQ_k.
Para interagir com o entrevistado por meio de chat, o internauta deverá ter conta no gmail.