Pesquisa inédita e exclusiva da revista Imprensa, uma das maiores publicações sobre comunicação e jornalismo do País, mostra as companhias mais reconhecidas quando o assunto é sustentabilidade. A pesquisa, com 440 empresas, considerou todas as menções positivas das companhias nas revistas Época Negócios, Exame, Istoé Dinheiro e América Economia. O ranking dos primeiros 50 colocados foi elaborado a partir da centimetragem que cada companhia teve nas matérias, notas, editoriais, artigos ou imagens.
Segundo a pesquisa, o Wal-Mart ocupa o 5° lugar – o primeiro entre os varejistas – em reportagens publicadas espontaneamente sobre as ações de sustentabilidade da empresa. "Uma empresa só consegue incorporar ações sócio-ambientais e transformar a forma de fazer negócio apoiada sobre um intenso programa de comunicação, tanto para o público interno como para o externo", diz Daniela de Fiori, vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade do Wal-Mart Brasil.
O programa de sustentabilidade do Wal-Mart Brasil, é estruturado em 10 frentes de trabalho em diversas áreas da companhia – de construções sustentáveis a clientes conscientes, passando por produtos e embalagens mais eficientes e conscientização de funcionários. O programa ganhou força em 2005 quando Lee Scott, presidente mundial do Wal-Mart, estabeleceu as metas a serem perseguidas pela empresa em todo o mundo. "As metas são extremamente agressivas, que nenhuma empresa já havia assumido publicamente", diz Daniela.
Por seu programa de sustentabilidade, o Wal-Mart Brasil ganhou também o Prêmio Top Ambiental, concedido pela ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – no início deste ano.
Veja os 10 primeiros colocados no ranking da revista Imprensa:
Colocação – Empresa – Centimetragem
1º Banco Real 27.376
2º Grupo Orsa 24.531
3º Natura 18.418
4º HP 14.568
5º WAL-MART 11.797
6º Philips 10.930
7º Coca-Cola 10.596
8º Isabela Capeto 8.436
9º Microsoft 8.368
10ºPetrobrás 8.152



