Pesquisa inédita revela que a nostalgia move o consumo no Brasil

Levantamento do PiniOn mostra que 56,8% dos brasileiros já compraram produtos ou serviços motivados por lembranças do passado

O que a novela Vale Tudo, o show dos Backstreet Boys no Brasil e o relançamento da linha doceria da marca Leite Moça têm em comum? O PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, foi investigar e descobriu que todos esses fenômenos exploram um sentimento genuíno que conecta gerações: a nostalgia. De acordo com o levantamento, 56,8% dos brasileiros já realizaram compras motivadas por lembranças do passado.

Cada vez mais presente nas estratégias de mercado, revisitar memórias coletivas tem se mostrado um caminho eficaz para criar conexões emocionais e impulsionar o consumo. Outro dado aponta que quase metade dos respondentes (44,4%) afirmou que a nostalgia está muito presente em suas vidas. Mulheres e consumidores da região Norte se destacam como os mais propensos a esse tipo de comportamento.

Para Talita Castro, CEO do PiniOn, a nostalgia não é apenas uma lembrança, é uma emoção que conecta passado e presente, revelando como experiências afetivas moldam decisões de consumo. “Entender esse comportamento é essencial para que marcas criem experiências significativas, reforcem pertencimento e construam conexões duradouras com seu público. Quando aplicada de forma criativa e alinhada à identidade da marca, a nostalgia se torna uma ferramenta estratégica de engajamento”, afirma a executiva

Músicas, programas e sabores que atravessam gerações

Quando perguntados sobre o que mais desperta nostalgia, músicas antigas e trilhas sonoras marcantes lideraram com 34,3%. O sentimento foi definido como “uma mistura de alegria e saudade”, por 22,6% dos entrevistados, e a emoção mais associada a ela foi a saudade (62,3%). Entre os elementos que mais resgatam memórias afetivas, músicas antigas (54,9%) e programas de TV, séries e filmes clássicos (40,4%) ficaram no topo da lista.

Outro dado mostra como a nostalgia também se mistura ao sentimento de realização: 8 em cada 10 brasileiros (80,3%) afirmaram já ter comprado algo que desejavam na infância ou adolescência, mas só conseguiram adquirir depois de adultos. Entre os homens, esse índice sobe para 85,5%, revelando que além da lembrança, a compra também traz o sabor da conquista e da superação.

O que os brasileiros mais consomem pela nostalgia

Brinquedos e jogos retrôs lideram os itens mais nostálgicos (37,1%), seguidos por roupas e acessórios inspirados em décadas passadas (26,1%) e pelo relançamento de comidas e bebidas antigas (24,3%). Quando questionados sobre o que gostariam de ver de volta, a principal escolha dos consumidores foram alimentos da infância ou adolescência (20,7%).

Quase metade dos entrevistados (45%) admitiu se sentir mais motivado a comprar quando uma marca utiliza referências nostálgicas. O espaço preferido para consumir esse tipo de conteúdo são as redes sociais (56,1%), seguidos por TV e cinema (29,7%). Já os formatos que mais impactam são comerciais antigos reprisados ou adaptados (36,9%), reprises de novelas (24,9%) e regravações de músicas icônicas (21,2%), sendo esta última a preferida da classe A.

“Seja no sabor da infância, no refrão de uma música ou na reprise de uma novela clássica, a pesquisa demonstra que a nostalgia segue se consolidando como uma das mais fortes tendências emocionais no consumo. Para as marcas, ainda há muito espaço para explorar esse mercado que conecta passado, presente e futuro”, garante a CEO do PiniOn.

O levantamento foi realizado no mês de setembro de 2025, por meio do aplicativo mobile do PiniOn, com 1543 entrevistados de todas as regiões do Brasil, compondo uma amostra representativa nacional.

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