Em junho, o índice e-Flation registrou deflação de 1,5% nos preços apresentados nos sites de e-commerce. Esse desempenho aponta queda de 0,7 p.p. em comparação com o mês de maio, em que o índice era de – 0,8%. O indicador, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados on-line, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela internet.
As categorias que registraram deflação no mês foram: Telefonia e celulares (3,0%), CDs e DVDs (2,9%), Informática (2,5%), Eletroeletrônicos (2,2%), Cine e fotos (2,1%), Eletroportáteis (1,1%), Livros (0,7%), Brinquedos (0,5%) e Medicamentos (2,3%).
Duas categorias apresentaram inflação: Linha Branca (0,4%), e Perfumes e cosméticos (1,2%). “A leve redução do consumo e a concorrência acirrada existente em sites de e-commerce, por conta da facilidade de pesquisa, são os fatores responsáveis por essa contínua deflação”, comenta Cláudio Felisoni de Angelo, coordenador-geral do Provar.
O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".