Quase metade das brasileiras adultas costumam visitar várias lojas antes de comprar. Segundo uma pesquisa do Data Popular, esse é o hábito de 32,5 milhões delas, sendo que 28 milhões pertencem às classes C, D e E.
O estudo mostrou ainda que cerca de 6 milhões de brasileiras gostam de pedir conselhos antes de comprar – 5 milhões delas são de classes emergentes. Além disso, 6 milhões de mulheres afirmam usar crédito por não aguentar esperar para comprar à vista. Quase 90% delas estão na classe média ou baixa renda.
Dominando os canais de compra
As mulheres da classe C já são mais da metade das clientes dos principais canais de compra. Nos shoppings, por exemplo, elas representam 59% das consumidoras, enquanto nos supermercados elas são 50%, nas lojas de roupas, 51%, e em farmácias e drogarias, 51%.
Respectivamente, esses canais de compra somam 62,5 milhões de consumidoras, 30,5 milhões, 59 milhões e 57,5 milhões.
“Seja no shopping ou no supermercado, quando se fala em classe C, há 12 mulheres para cada dez homens comprando”, aponta o estudo.