De acordo com a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), as vendas para o dia das mães devem crescer entre 8% e 10% este ano. A recuperação da renda, o alongamento dos prazos de pagamento, a realização de promoções e o interesse dos consumidores por novos produtos seriam os principais motivos.
Um levantamento feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em sete capitais brasileiras, comprova esta tendência. Segundo a pesquisa, aumentou de 10,1% para 14% a parcela de consumidores brasileiros dispostos a pagar mais com o presente, entre o ano passado e este ano. O avanço maior ocorreu nas faixas de renda mais baixas – até R$ 2.100 por mês.
Roupas ainda são a preferência
Roupas e acessórios de moda continuam sendo os presentes mais lembrados (26,8%) contra 26,3% no ano passado. Em seguida, estão os artigos de perfumaria e cosméticos (6,7%). O item, que era a preferência de apenas 4,1% dos consumidores em 2007, tomou a posição antes ocupada pelos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que respondem por 6,4% este ano, contra 8,1% no ano anterior.
Entre os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, devem se destacar os celulares e a linha de portáteis, como ferro de passar, liquidificadores com filtro, miniprocessadores, mixers e aspiradores de pó.