Selos de qualidade auxiliam lojista a entender os clientes

Visando estimular os lojistas a entender melhor os clientes, o IBRC (Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente) lançou dois selos de qualidade: o Loja Amiga do Cliente e o Shopping Amigo do Cliente.

Os selos foram criados para avaliar e melhorar a relação entre lojistas e consumidores, para que os empresários conheçam as suas próprias deficiências e, assim, possam aprimorar o atendimento.

De acordo com o Diário do Comércio, periódico da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), para o público, este selo trará a oportunidade de conhecer as empresas que se esforçam para beneficiar os clientes.

Diferencial para as lojas

Os selos funcionam como parâmetro de qualidade, sendo que, para as lojas, isso será um diferencial perante o consumidor. "O selo tira o empresário da vala comum. As pessoas vão saber que ele investe e se preocupa com o atendimento. É uma ferramenta de gestão", explica o presidente do IBRC, Alexandre Diogo.

Além disso, os clientes poderão fazer denúncias pelo site da IBRC. "Se um ponto comercial já tem a certificação e recebeu muitas reclamações, pode perder a qualificação", argumenta.

Nos shoppings

Já para os shopping centers, são levados em consideração os serviços, como o de atendimento ao cliente, segurança e estacionamento, além de limpeza, organização e facilidade de acesso.

O empreendimento deve ter 80% das lojas aprovadas para receber o selo. "O objetivo principal não é apenas oferecer o selo, e sim preparar os comerciantes para receber bem o consumidor", observa a superintendente de produtos e serviços da ACSP e vice-presidente do comitê, Roseli Garcia.

"O interessado recebe as informações sobre o procedimento e passa por análise prévia. Só depois é feita a avaliação", revela Roseli. O processo para o lojista custa a partir de R$ 75.

Caso o empresário se interesse em treinar sua equipe, o preço mínimo é de R$ 100 por funcionário. O curso de treinamento pode durar de oito a 72 horas.

Consumidores

O IBRC revela algumas dicas para os lojistas que quiserem agradar e fidelizar os clientes:

– Treinar os funcionários. Uma equipe bem preparada e pró-ativa faz questão de interagir com quem se interessa pelos produtos;

– Oferecer alternativas de produtos, serviços e preços. É fundamental que a missão de vender seja cumprida. Os consumidores esperam orientação para as suas necessidades;

– Ler detalhadamente o Código de Defesa do Consumidor. Muitos lojistas erram por puro desconhecimento;

– Colocar os preços nas vitrines de forma clara e objetiva. A falta de informação ou de visibilidade irrita o cliente.

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