Chega ao mercado brasileiro uma startup que promete mudar a forma de fazer compras de supermercado. Com operação apenas em São Paulo neste primeiro momento, a Carrinho em Casa tem o compromisso de entregar as compras de cada cliente no período máximo de duas horas. A plataforma tem um sistema que permite aos consumidores escolher o mercado, comprar os produtos, pagar dentro da Carrinho em Casa e aguardar pela entrega nos próximos 120 minutos. Além disso, o cliente pode agendar para o horário que for mais conveniente.
A partir de uma ideia inspirada na startup americana Instacart, os amigos Ricardo Prelhaz (português) e David Grant Russell (americano) fundaram, em agosto de 2015, a plataforma Carrinho em Casa. Após estudarem juntos na Nova School Of Business and Economics, em Lisboa, os empresários desenvolveram a proposta, formataram o modelo de negócios e a partir de dezembro de 2014 escolheram o Brasil para empreender.
Um dos diferenciais da plataforma é a possibilidade dos clientes escolherem o supermercado que lhes é de agrado para realizar as compras. A Carrinho em Casa ativa o Shopper (como são chamados os profissionais de delivery da plataforma) mais próximo daquela residência, e eles vão às compras e fazem as entregas no período proposto. Os produtos são deixados diretamente na casa do consumidor ou na portaria dos prédios, seguindo as normas de cada condomínio.
“Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a indústria supermercadista no Brasil vale aproximadamente R$ 300 bilhões e a cidade de São Paulo é responsável por cerca de R$ 18 bi. Porém, desse valor, estima-se que menos de 1% das compras são feitas online, com uma tendência de crescimento de 20% a 30% ao ano. Apostamos em um modelo de negócios inovador e que oferece benefícios e um serviço de alta qualidade para o consumidor final”, afirma Ricardo Prelhaz, sócio-fundador do Carrinho em Casa.
A plataforma é voltada para consumidores das classes A e B, com idade entre 25 e 50 anos, casais jovens sem filhos e pessoas que trabalham full-time e estão sempre em busca de novas tecnologias que ofereçam a possibilidade de fácil acesso a conveniência e agilidade e segurança.
Atualmente, a Carrinho em Casa atende clientes nos bairros do Jardim Paulista, Bela Vista, Consolação, Pinheiros, Jardim Europa, Itaim Bibi, Higienópolis, Vila Madalena, Vila Olímpia, Moema, Vila Nova Conceição, Aclimação, Vila Mariana, Santa Cecília e Paraíso, e tem o objetivo de expandir seus serviços para outros bairros e cidades brasileiras em um curto espaço de tempo.
“Até o final do ano queremos estar presentes em cinco cidades brasileiras, somando mais de mil pedidos por mês, uma base de 2 mil clientes e parcerias com grandes supermercados do Brasil, para proporcionar preços especiais para quem utiliza a plataforma”, ressalta Prelhaz.