Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial mostra que presentes serão mais baratos e financiados
Na esteira do Dia das Mães, quando as vendas do comércio registraram um aumento de 12,4% nas vendas, o Dia dos namorados também promete bater recorde de negócios. O otimismo entre os empresários é maior dos últimos cinco anos. Segundo pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados, 57% dos principais executivos do varejo nacional esperam aumentar seu faturamento em 2011.
Esta é a maior parcela de otimistas para o Dia dos Namorados desde 2006, quando essa data foi avaliada pela primeira vez. Já 30% dos empresários esperam manter o faturamento verificado no ano passado e 13% acreditam em queda. Para o assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, a cada ano, o Dia dos Namorados vai assumindo maior representatividade para o varejo e está cada vez mais próximo do Dia das Crianças, que é a 3ª melhor data.
Os pequenos negócios são os menos otimistas. Na abordagem por porte, 75% das grandes empresas do varejo apostam em crescimento do faturamento na data, na comparação com 2010. Nessa mesma direção, são 65% dos entrevistados na média empresa e 57% nas pequenas.
“A grande empresa tem um sortimento maior de produtos. Além disso, condições melhores de financiamento ao consumidor. No cenário econômico atual, onde temos crédito caro e consumidor endividado, a pequena empresa, que é dependente de capital de terceiros, não consegue repassar os juros e, por isso, tem menos fôlego de financiamento”, diz o economista.
É exatamente isso que mostra a pesquisa. Neste Dia dos Namorados, 46% das vendas serão à vista e 54% a prazo. Na mesma data de 2010, esta relação era 51% e 49%, respectivamente. No que diz respeito ao valor do presente, a maior parte dos consumidores (66%) deverá gastar até R$ 100. “Chama a atenção, na comparação com o Dia dos Namorados em 2010, que os presentes que serão mais ofertados este ano têm uma ampla possibilidade de preços, tais como roupas, sapatos e acessórios; perfumaria e cosméticos e chocolates e doces”, detalha Almeida.
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2011 entrevistou 1.015 empresas, em todo o Brasil, e foi a campo de 9 a 16 de maio deste ano.
Dicas
A Serasa Experian lançou recentemente o programa Sonhos Reais em que dá dicas para que os consumidores tentem saldar suas dívidas. Segundo Almeida, a inadimplência do consumidor impacta principalmente as pequenas empresas. “O grande problema da inadimplência para as MPE é que elas não se autofinanciam e não têm condições de obter longos prazos de financiamento com fornecedores e bancos. Com isso, sem receber do cliente fica difícil manter o negócio.”
Entre as dicas da Serasa para o consumidor está a organização das contas. “Muitos conumidores não sabem quanto e onde devem. É preciso separar todas as dívidas. O próximo passo é a renegociação com a empresa. Quando compram de pequenos negócios, a renegociação é mais fácil”, orienta o economista.