O avanço tecnológico e a ascensão da classe C vão puxar as vendas, mesmo com o cenário de desaceleração da atividade econômica. Segundo Lourival Kiçula, presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), embora ocorra a alta dos juros, o importante para o consumidor é que a prestação fique dentro do orçamento.
A alta de 15% é prevista para as vendas tanto de eletrodomésticos quanto de eletroeletrônicos. A comparação é com 2010. De acordo com a Eletros, entre as indústrias representadas pela entidade, apenas as vendas de televisores recuaram no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, com queda de 6%, para 6,064 milhões de unidades. Kiçula justificou o recuo ao efeito de antecipação das compras no primeiro semestre de 2010 em razão da Copa do Mundo.
Para o final de 2011, porém, a Eletros estima que as vendas de televisores alcancem cerca de 13 milhões de unidades, o que representaria uma alta de 8,3% em comparação a 2010, com destaque para a comercialização de aparelhos de led e LCD. "Até o final do ano, os televisores de led representarão cerca de 35% das vendas", diz Kiçula.
Conforme dados da Eletros, no primeiro semestre, as vendas de lavadoras de roupa cresceram 20% sobre o mesmo intervalo de 2010, para 3,572 milhões de unidades. Os refrigeradores tiveram alta de 7%, para 2,773 milhões. As câmeras digitais avançaram 10%, para 1,202 milhão. Já as vendas de eletroportáteis subiram 18%, para 12,216 milhões de unidades.