Vendas do comércio sobem 4,3% na comparação anual, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista ficaram estáveis em outubro comparado a setembro, na taxa livre de influências sazonais, segundo a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta terça-feira. Em setembro, o setor havia registrado alta de 0,5% contra agosto, considerando os dados revisados.

Já em relação a outubro de 2010, as vendas do varejo avançaram 4,3%, registrando o pior resultado desde 2005 nesse confronto. "É um reflexo da desaceleração do ritmo de crescimento da economia", disse o pesquisador do órgão Reinaldo Pereira.

De janeiro a outubro, o varejo registra alta de 6,7%. Já nos últimos 12 meses, o índice acumulado ficou positivo em 7,3%.

Foram destaques positivos de vendas em setembro os setores de equipamentos e material de escritório, informática e comunicação (3,6%), livros, jornais, revistas e papelaria (2,7%), móveis e eletrodomésticos (1,1%) e combustíveis e lubrificantes (0,6%).

Os demais setores registraram queda, sendo a maior nas vendas de veículos e motos, partes e peças, de 2,8%.

O comércio varejista ampliado –que inclui os segmentos de veículos e material de construção– caiu 0,4% em outubro frente a setembro. Na comparação com outubro de 2010, houve alta de 1,6%. No acumulado do ano, o índice ampliado registra alta de 7,3% e, em 12 meses, de 8,8%.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn