O ego e a gestão

Roberto Vilela 13/02/2017
Roberto Vilela 13/02/2017

A ascensão na carreira profissional é sempre um grande desafio. Buscar a constante evolução, trabalhar e dirimir as principais deficiências, além de manter um foco constante no network. Toda esta extenuante rotina faz com que ao atingir os objetivos, muitas vezes alguns gestores ou empresários esqueçam de quão complexa foi esta caminhada.

Esquecem também de que ao longo deste percurso, muitas foram as mãos estendidas que serviram de apoio ou segurança. Foram pessoas que no momento oportuno, se dispuseram a ouvir, entender e orientar. Certamente, não há como negar a capacidade, dedicação e talento do principal envolvido ao chegar ao topo, todavia sabemos que não foi sozinho!

Por mais que muitos insistam na defesa de que nunca houve ajuda e apoio em sua árdua trajetória rumo ao sucesso, se parar e analisar friamente, lembrará de algumas situações, telefonemas, emails, mensagens eletrônicas que foram trocadas com pessoas e que serviram e muito. Lamentavelmente, esquecer e rápido é da natureza humana, principalmente quando este muda de patamar social.

Em momentos de mercado turbulento e com constantes oscilações, vale lembrar de que apoio e suporte nunca é demais. Manter a rede de relacionamentos nunca foi tão importante. Reconhecer aqueles que apoiam seus negócios e sua carreira, também!

Nosso sucesso depende e muito de inúmeros fatores que extrapolam as questões técnicas e racionais. Existem variáveis nesta equação que depende de fatores comportamentais e não podemos negligenciar. Jamais esqueçamos que a colheita será resultado do que plantamos!

Não podemos permitir que nosso ego e aquela sensação equivocada de onipotência, atrapalhe a continuidade e estabilidade dos resultados e conquistas. Mantenha o ritmo, foco e principalmente a simplicidade, independente do estágio que tenha alcançado em sua vida profissional.

Roberto Vilela é consultor empresarial e especialista nas áreas de recrutamento de profissionais e estratégias comerciais. Em 2000 fundou, junto com Berenice Cristina Buerger, a Mega Empresarial. Localizada em Blumenau (SC), mas com atuação em todo o Brasil, a consultoria trabalha com headhunter, consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.