5 diferenças básicas entre liderança e chefia que todo gestor precisa saber

Ser chefe e liderar uma equipe são coisas bem distintas e que muitos gestores de empresas não conseguem perceber claramente. E isso pode trazer sérios problemas para as empresas que não souberem distinguir as funções. Mas, a verdade é que, para ter uma equipe produtiva, as duas funções precisam estar alinhadas para que os resultados de uma empresa sejam positivos.

O especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg, analisou as duas funções e listou os cinco princípios e diferenças entre líder e chefe que todo gestor de uma empresa precisa saber para ter um bom andamento dos trabalhos da equipe. Confira:

1- O bom chefe gerencia, o bom líder motiva

Um bom líder precisa ter visão de onde quer chegar, ter habilidade de tomar decisões difíceis e capacidade de engajar e motivar sua equipe. Ele também é responsável por decidir quais atividades são as que devem ser executadas. Já um bom chefe necessita de capacidade de executar as tarefas por meio da sua equipe, passando direções precisas, e sempre gerenciando a produtividade. Além disso, ele é responsável por fazer de maneira correta as atividades da empresa.

2- Um bom chefe pode não ser um bom líder, mas um líder será um bom chefe

Uma pessoa pode ser um bom chefe, mas não ter as características necessárias de um bom líder. Isso porque ser líder é muito mais que gerenciar. É ter capacidade de relacionamento para motivar e engajar uma equipe. Uma vez que o profissional tenha capacidade para estabelecer uma boa conexão de trabalho com o seu colaborador, consequentemente ele estará desempenhando um papel de bom chefe.

3- O líder de uma empresa não necessariamente será o seu dono

Ser dono de uma empresa não significa que ele deverá ser o líder da mesma. É importante lembrar que o líder precisa ter as características necessárias para desempenhar essa função. Se o dono da empresa perceber que existe um colaborador na equipe que tenha as habilidades de liderança mais desenvolvidas, é normal que este cargo seja repassado para outro.

4- Não force ser um líder, se não tiver as habilidades requeridas

Se você é o chefe de uma empresa, faça uma autoavaliação para identificar o seu real potencial de liderança. Se existir, uma possibilidade é potencializar com um treinamento de coach para desenvolver ainda mais a habilidade. Caso não haja este potencial, não perca tempo e encontre a pessoa mais adequada para a função.

5- Liderança deve ser desenvolvida

Um bom líder leva anos e muita preparação para se desenvolver e é uma das habilidades mais requisitadas hoje em dia no mercado de trabalho. Por esse motivo, a figura do líder é tão valorizada e tem sido instigada nas grandes empresas.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn