7 maneiras de usar vídeos para aumentar a produtividade

Muito se fala sobre vídeo para marketing e branding, mas como as empresas podem alavancar o poder do vídeo internamente? Um relatório da Forrester Research mostra que, em 2013, 27% das empresas tinham planos de lançar um portal interno de vídeo, enquanto em 2010 esse número era de 21%. Enquanto isso, 75% dos participantes de uma pesquisa sobre vídeo nas empresas, conduzida pela Kaltura em março de 2014, afirmam acreditar que a integração do vídeo às tecnologias de informação e comunicação das companhias – e-mails, redes sociais, mensagens instantâneas – irá desempenhar um papel importante em um futuro próximo.

Conheça sete formas de começar a usar o vídeo internamente para melhorar a produtividade, a colaboração e a comunicação:

1.      Integrar e treinar funcionários

Cerca de 64% dos participantes da pesquisa da Kaltura já utilizam com frequência vídeos para treinamento e integração de seus colaboradores; e eles têm uma boa razão para isso. O uso de recursos multimídia durante o processo de integração e treinamento de funcionários em novas tarefas ajuda a melhorar o conhecimento e o engajamento, enquanto reduz custos.

2.      Recrutar novos talentos

Ferramentas multimídia podem tornar o recrutamento de novos talentos mais fácil e rápido para a companhia e também para os candidatos, facilitando o agendamento, assim como eliminando custos com viagens. A utilização desse recurso figura ainda como um atrativo no processo de conquista de colaboradores. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Cisco, 87% dos jovens profissionais declararam que o investimento da companhia em vídeos representa um diferencial na oferta de trabalho.

3.      Comunicação interna

 Utilizar conteúdos audiovisuais para anunciar novidades institucionais, promover iniciativas da companhia e outras interações regulares pode melhorar a relação entre empregados e executivos, além de agregar personalidade às organizações mais burocráticas, de acordo com a opinião 80% dos entrevistados pela Kaltura.

4.      Vídeo conferência

A vídeo conferência pode conectar os membros de equipes que trabalham de diferentes locais com mais efetividade do que as tradicionais áudio conferências . Isso é muito valioso no atual dia a dia das corporações, nas quais 92% dos millennials afirmam querer trabalhar remotamente e 87% buscam atuar nos seus próprios horários, segundo estudo da oDesk.

De acordo com 82% dos participantes da pesquisa, o vídeo aperfeiçoa a colaboração e produtividade entre os funcionários separados pela distância física. Para este fim, 76% dos participantes concordam que o vídeo aprimora a comunicação interpessoal, muito mais do que comunicação escrita.

5.      Compartilhamento de conhecimento

Compartilhar conteúdos criados pelos funcionários não apenas melhora o aprendizado, mas também aumenta a criatividade, empodera e engaja os funcionários e impulsiona relações entre os membros das equipes.  E para 95% dos participantes da pesquisa, os recursos audiovisuais são eficazes nesse sentido.

6.      Cobertura de eventos

A transmissão ao vivo de eventos aproxima equipes que trabalham em diferentes localizações. Além disso, colabora para a construção e unificação da cultura da companhia. A criação de um canal de notícias interno, por meio de vídeo, também ajuda a manter todos atualizados e faz com que se sintam conectados com executivos e com a organização como um todo.

7.      Rede social de vídeo

70% dos participantes da pesquisa da Kaltura também vêem valor na criação de um portal de vídeo independente, que agregue todo o conteúdo ao vivo e on demand da companhia. Assim como a criação de um portal para contribuição, compartilhamento e consumo de vídeo, que estimula a interação social e profissional, e que não por acaso é lembrado como “CorporateTube”.

Facebook
Twitter
LinkedIn