American Rent a Car segue com projeto de abrir 50 franquias até 2012

Empresa comemora três anos no Brasil com perspectiva de abertura de 50 franquias até o final de 2012

A American Rent a Car é uma marca norte-americana trazida para o Brasil pelo The Colleman Group, voltada à locação de veículos leves e pesados e terceirização de frota, além do atendimento ao segmento de turismo de lazer e negócios. No mercado nacional, está presente em oito estados, com lojas franqueadas e próprias, nas seguintes cidades: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Teresina, Fortaleza, Recife, Natal e João Pessoa. A matriz está localizada na cidade de São Paulo.

Qualidade de atendimento, segurança dos veículos, renovação da frota e investimentos em Tecnologia da Informação são alguns dos atributos que a marca utiliza para fidelização de seus clientes. Entre os principais diferenciais da empresa estão facilidades como reservas online de carros, descontos de acordo com freqüência de locações, tarifas promocionais e acesso a um sistema de cadastro prévio dos clientes, que permite oferecer créditos sem burocracia.

Para 2011, a previsão da empresa é abrir mais 20 unidades e iniciar a operação em outras capitais, como Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis, além de Brasília e regiões importantes do estado de São Paulo, como Limeira, Americana, Campinas, Jundiaí, Itu, Ribeirão Preto, Marília, Presidente Prudente, Santos, Mogi das Cruzes, Santo André, São Caetano e Osasco. Em 2012 serão mais 30 unidades. “Queremos criar franquias em outras localidades. Para isso, possuímos uma equipe qualificada, voltada à fomentação de negócios, e oferecemos aos empreendedores um plano bastante atrativo”, afirma Jailson Martins de Almeida, presidente da American Rent a Car.

De acordo com a Abla – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, o mercado de locações de automóveis encerrou 2010 com faturamento em torno de R$ 5,7 bilhões, o que representa um aumento de 30% em relação a 2009, atribuído à manutenção de investimentos em infraestrutura no País, que fomentaram a terceirização de frotas e a expansão do mercado de turismo. Houve ainda um incremento entre 13% e 14% na frota de veículos. A American Rent a Car registrou índice superior ao mercado, com crescimento de 30% em sua frota.

Segundo dados da entidade, nos próximos três anos, o mercado de locadoras deve investir cerca de R$ 58 milhões, visando os eventos esportivos de 2014 e de 2016. Neste sentido, a empresa vislumbra uma excelente perspectiva de negócios no Brasil. “O aquecimento do mercado de turismo e a iminência da Copa e das Olimpíadas tornam o Brasil atrativo para as locadoras de veículos”, comenta o executivo.

Terceirização

Além de atuar no segmento de turismo de lazer e de negócios, a American Rent a Car tem forte desempenho junto ao mercado de terceirização de frotas corporativas, tanto em veículos leves quanto em pesados. A empresa disponibiliza uma equipe qualificada para a realização de um estudo das reais necessidades de cada cliente, em relação ao dimensionamento da frota terceirizada, seja pela quantidade de carros a serem locados ou pelo porte dos veículos (motorização, capacidade, conforto).

A companhia oferece, ainda, a seus clientes corporativos, ferramentas especificas que permitem o acompanhamento da frota em tempo real, além de medir desempenho e obter índices que possibilitam auferir os benefícios da terceirização, já que os custos são baixos em função da escala, seja com seguro, serviços de manutenção e reposição de peças. “O cliente conta com relatórios gerenciais periódicos e oferecemos, também, a possibilidade de aquisição dos automóveis utilizados ao final do contrato de prestação de serviços”, complementa Almeida.

Franquias

A atuação da American Rent a Car se dá através da implantação de franquias regionais. O preço inicial da taxa de franquia é R$ 50 mil, podendo chegar a R$ 2 milhões, dependendo do porte e da localização da operação. Em relação ao investimento inicial para abertura da franquia, o valor gira entre R$ 250 mil e R$ 5 milhões. O retorno do investimento é obtido, em média, entre 24 e 36 meses. “Estamos expandindo nossa rede visando atrair empreendedores com visão corporativa, que estejam alinhados com a qualidade dos serviços prestados”, comenta Almeida.

O principal diferencial do sistema adotado pela American Rent a Car está nas vantagens oferecidas ao franqueado: suporte e treinamento, exclusividade regional em todos os produtos da marca, mudança de frota a cada 18 meses e repasse de 100% do desconto concedido pelas montadoras na aquisição da frota. Outro destaque é a forma como a verba de Marketing é administrada. A American não cobra taxa e o próprio franqueado administra sua verba em ações locais, prestando contas à matriz.

Facebook
Twitter
LinkedIn