Aplicativo acelera venda online de veículos

Cerca de 90% dos compradores de carros consultam sites automotivos antes de realizar a compra do veículo. Segundo dados do Google Think Auto, durante o processo de compra, 61% do tempo de pesquisa é gasto na internet. Por isso que as concessionárias vêm investindo cada vez mais na publicação de anúncios em classificados online, como os sites Webmotors, Icarros, MeuCarroNovo e Mercado Livre.

No entanto, é um grande desafio para as concessionárias publicar e manter anúncios atualizados em tantas plataformas simultaneamente. Para ajudar nessa missão, o publicitário Rafael Nascente, de 24 anos, e o programador Ramon Carvalho, 22, tiveram a ideia de criar o integrador Repplica, para gerenciar e integrar os anúncios de automóveis em mais de 20 classificados do segmento, de maneira rápida e eficiente.

Em vez de a concessionária criar inúmeros anúncios para um mesmo veículo, o cliente cadastra o carro uma única vez e o Repplica faz todo o trabalho sozinho. “É uma solução inédita para o setor automobilístico, com o objetivo de expandir e consolidar a venda online de veículos”, diz Nascente. A startup, fundada por ele, Ramon Carvalho e outros cinco sócios em outubro de 2013, acaba de lançar a versão móvel do programa, disponível desde abril deste ano.

Até então, o sistema funcionava no portal da empresa. Agora, com o aplicativo em smartphones e tablets, a tarefa será ainda mais simples: o cliente fotografa o carro, faz upload da imagem, preenche as características do veículo e publica o anúncio de imediato. Em poucos minutos, a ferramenta faz a sincronização com todos os sites configurados e replica o conteúdo automaticamente. “Desenvolvemos o Repplica para atender uma demanda real desse mercado”, afirma Nascente. “Com o lançamento do aplicativo móvel, a nossa ferramenta será ainda mais eficiente.”

Segundo um dos sócio-fundadores, o engenheiro mecânico Igor Mascarenhas, 28, a plataforma garante controle de estoque preciso e simplificado, com cadastro único do anúncio para todos os sites. “O Repplica otimiza o tempo do cliente e eleva a produtividade da concessionária”, afirma. O gerenciador ainda fornece relatórios semanais de performance, para o controle dos resultados em cada site de classificados. “O nosso sistema é inteligente, o aplicativo compreende a linguagem específica de cada site e faz a publicação sem erros”, explica Mascarenhas. “Existem cerca de 80 mil versões distintas de automóveis. Essas versões identificam as especificações técnicas completas para cada carro, mas não são padronizadas entre os portais. A plataforma faz essa correlação automaticamente”.

O sistema é comercializado na forma de uma assinatura mensal, a partir de R$ 149. Funciona em tempo integral e pode ser acessado por mais de um funcionário da concessionária simultaneamente. Mascarenhas conta que, atualmente, a empresa possui cerca de 150 clientes e gerencia mais de 18 mil anúncios de veículos por mês. Somente no Brasil, existem cerca de 16 mil concessionárias e revendas de veículos.

Por ser uma ferramenta inédita e útil, os empresários projetam crescimento expressivo. “Até o final deste ano, esperamos chegar a 300 clientes”, afirma Mascarenhas. E, segundo ele, há a possibilidade de adaptar a tecnologia para outros setores. “Já fomos procurados por uma grande loja online de vestuário, para gerenciar anúncios de roupas em sites como o Mercado Livre e OLX.”

Sediada em Goiânia (MG), a Repplica também está presente em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Salvador e São Paulo. Em 2015, a startup deverá expandir as suas operações para o Sudeste e Sul, com representantes comerciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Santa Catarina. A Repplica foi acelerada pelo Seed, um projeto do Governo Estadual de Minas Gerais para incentivar o desenvolvimento de startups, e recebeu recursos de R$ 80 mil. Além disso, a Repplica foi uma das quarenta empresas que expôs o projeto no Demo Day, um evento para investidores, que ocorreu em Belo Horizonte no dia 29 de maio.

www.repplica.com.br

 

Facebook
Twitter
LinkedIn