Aplicativo oferece lições gratuitas de marketing digital e pode ser usado off-line

Um ano após o lançamento da versão em português, o Brasil já é o segundo no mundo em número de downloads do Google Primer, guia gratuito que reúne lições de marketing digital para empreendedores. Mais de 760 mil brasileiros já baixaram o aplicativo, colocando o país a frente de mercados como México e Estados Unidos e atrás somente da Índia, que ocupa o primeiro lugar.

Primer foi pensado para ser usado em qualquer lugar e hora para quem quer aprender mais sobre marketing digital, sem se descuidar do negócio em si. As lições são curtas, com duração de até cinco minutos, e podem ser baixadas quando se está no wi-fi e feitas off-line, economizando o plano de dados.

As lições são elaboradas por profissionais do Google, em parceria com especialistas em marketing e business, e divididas em categorias como publicidade, conteúdo, métricas e estratégia. Hoje, o Primer conta com 90 lições (20 a mais que em 2016). As cinco aulas mais prestigiadas pelos usuários brasileiros são: “Atraia seus consumidores com uma boa história”, “Os primeiros passos com SEO”, “Como o remarketing mantém os clientes sempre voltando”, “Como sua marca pessoal pode ajudar seu negócio” e “Crie anúncios na rede de display que se conectam com os consumidores”.

“Os empreendedores têm nessa ferramenta os recursos necessários para aplicar tudo o que aprendem diretamente em seus negócios, como planejar as ações para atingir o público-alvo e medir o retorno das campanhas realizadas. Após um ano de lançamento, o aplicativo é um sucesso no mercado”, afirma Susana Ayarza, diretora global do Primer.

Na prática, Primer está ajudando a mudar a história de vida de muitas pessoas. O farmacêutico André Marques dos Santos trabalhava na área de saúde, mas sempre quis se aventurar no mundo dos negócios. “Ao entrar em um programa de trainee, no SEBRAE, mesmo sem prática, usei Primer para desenvolver cinco projetos, o conteúdo me trouxe conceitos básicos, mostrou caminhos e insights, com isso fiquei entre os 15 selecionados e mudei minha carreira”, diz o analista de negócios sênior no Sebrae-SP.

Lições sobre temas sensíveis, como o preconceito, também foram inseridas no aplicativo. A “Como evitar o viés inconsciente no trabalho” foi inspirada em um treinamento que é feito pelos próprios funcionários do Google. “Todo mundo tem um tipo de preconceito e é importante saber como lidar com certas situações inconscientes, nossa lição apresenta dados de várias pesquisas realizadas por diversas universidades e institutos para mostrar como o preconceito pode afetar as decisões, avaliações e relações entre as pessoas”, diz Guilherme Brandão, gerente de marketing e produto do Google.

O Primer está disponível tanto Android e IOS.

Facebook
Twitter
LinkedIn