Associação prevê crescimento nas vendas em shoppings durante a Páscoa

As vendas de produtos para a comemoração da Páscoa em lojas instaladas em shoppings centers deverão ser melhores neste ano, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Só a procura por chocolates deverá aumentar 14%. Já nos supermercados, é esperado crescimento de 8%.

O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, informou que apenas o segmento varejista de chocolates contratou 22 mil trabalhadores temporários para atender à demanda esperada. Ele prevê que também haverá maior saída de produtos que podem ser agregados à data, como roupas infantis e brinquedos.

O dirigente disse ainda que o mercado está oferecendo esta semana 80 milhões de ovos de Páscoa, fora outros artigos de chocolate. Dados da Alshop indicam que o Brasil é o terceiro maior produtor de chocolates do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. Quarto consumidor mundial, a população do país deve comprar 530 mil toneladas de chocolates em 2014, o que significa 2,7 quilos por habitante ao ano.

A Alshop divulgou ainda um balanço sobre as vendas nos dois primeiros meses de 2014. Em janeiro, elas cresceram na média 6,2%, com destaque para o setor de perfumaria e cosméticos com alta de 10,4% – ante 13,6% para o mesmo mês de 2013. À exceção do segmento de móveis, cujas vendas foram 5% maiores – ante uma elevação de 4,5%, em janeiro de 2013 sobre o mesmo mês de 2012 – todos os segmentos apresentaram crescimento em ritmo menor.

O mesmo ocorreu em relação à fevereiro, com alta média de 7,5%. Em hipermercados, supermercados e demais pontos de venda de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o movimento superou em 2,1% o registrado em igual período do ano passado, quando a taxa havia alcançado 5,1%. Os números de março ainda não foram fechados, mas a Alshop prevê alta entre 3,5% e 4%.

Facebook
Twitter
LinkedIn