Bolsa chinesa dispara, enquanto índice Nikkei encerra em leve baixa

O índice Nikkei e a bolsa de Hong Kong fecharam em leve baixa nesta quarta-feira (30), influenciados por empresas que negociam commodities como metais e petróleo. Em contrapartida, a bolsa chinesa disparou, apoiada no setor financeiro.

Os papéis do Sumitomo Metal Mining caíram mais de 7%, após o guidance de que, neste ano, o lucro pode cair até 34%, devido ao alto custo de energia e ao fortalecimento do iene.

As ações da Inpex Holding – maior exploradora de petróleo japonesa – e da corporação Mitsubishi caíram 4,1% e 3,2%, respectivamente, influenciadas pela queda dos preços do cobre, ouro e petróleo.

As indústrias automobilísticas também contribuíram para a queda da bolsa de Tóquio. Os papéis da Honda Motor e da Fuji Heavy, responsável pela fabricação dos carros da Subaru, perderam 3,8% e 3,7%, respectivamente.

Xangai decola
As ações do Banco Industrial da China e do Banco da China subiram 3,3% e 3,1%, respectivamente, após as instituições anunciarem forte crescimento em seus lucros no primeiro trimestre. Ademais, os papéis da segunda maior seguradora chinesa, Ping An Insurance, ganharam 6,1%

Confira as cotações
O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio encerrou o pregão em leve baixa de 0,32%, chegando a 13.850 pontos e, com isso, acumula no ano forte queda de 9,52%.

Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou baixa de 0,61%, enquanto o índice Shangai Composite da Bolsa de Xangai registrou forte alta de 4,82%.

Facebook
Twitter
LinkedIn