Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Brasil vai investigar descumprimento de medidas de proteção ao setor calçadista, diz ministro

redacao 18/01/2011
redacao 18/01/2011

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse hoje (17) que vai investigar se os chineses estão burlando as medidas antidumping adotadas pelo Brasil para proteger o setor calçadista no ano passado.

“Nos próximos dias, vamos abrir a investigação para apurar essa triangulação. Se for comprovada, o governo tomará medidas em relação a isso”, afirmou Pimentel, ao visitar a 38ª edição da Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro.

Em março do ano passado, foi estabelecida a cobrança de uma alíquota de US$ 13,85 sobre cada par de calçado chinês para evitar a concorrência os preços das indústria daquele país. Segundo o ministro, há a suspeita de que produtos fabricados na China sejam registrados em outros países asiáticos, como Vietnã e Malásia, para evitar a proteção tarifária brasileira.

Pimentel disse ainda que pretende lançar uma série de medidas de incentivo ao setor calçadista. “Com certeza, as medidas a serem tomadas vão incluir algum nível de desoneração.”

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.