Caminho inverso

Adotada como slogan, a frase “O esporte na máquina do tempo” resume bem a proposta da Liga Retrô, grife carioca especializada na criação de réplicas de uniformes de times de futebol fundada em 2006 pelos sócios Marcelo Roisman, 30 anos, e Leonardo Klarnet, 32. Com faturamento de R$ 4,5 milhões no ano passado, a empresa se lançou no e-commerce para, dois anos depois, iniciar a expansão nas ruas e shoppings de todo o País. Através do franchising, a rede conta hoje com sete unidades – sendo três próprias – e espera inaugurar outras quatro até o fim de 2011. “Pretendemos estar presentes em todas as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014”, diz Roisman.

Enquanto a esmagadora maioria dos lojistas se esforça para adaptar suas operações à internet, outros utilizam a web para lançar negócios que, mais tarde, se transformarão em lojas físicas. “Fizemos o caminho inverso desde o início”, afirma Leonardo Klarnet. Lançado às vésperas da Copa da Alemanha, em 2006, o site listava apenas 20 modelos de camisetas no catálogo. Hoje são mais de 170 modelos, incluindo linha feminina, infantil, agasalhos e acessórios. Os produtos são licenciados por 30 clubes nacionais e seleções dos cinco continentes. “Grande parte do nosso sucesso se deve a essa trajetória inversa, com o início na internet e a divulgação através do boca a boca dos clientes que descobriram o site e, mais tarde, a loja”, reflete Klarnet.

Em 2008, motivados pelos bons resultados obtidos com as vendas on-line, os lojistas decidiram apostar no primeiro ponto de venda próprio e exclusivo no Rio de Janeiro. “Abrimos a loja no segundo andar do nosso próprio escritório, que fica numa galeria comercial de Ipanema, e ficamos muito surpresos, pois o novo canal de vendas começou a ter uma aceitação muito grande e a dar um lucro que não esperávamos que fosse dar”, diz Klarnet. Em 2009 surgiu a segunda loja, dessa vez no BarraShopping, também na capital carioca. Na sequência, veio o passo mais ousado: a formatação do projeto de franquia. O desenvolvimento do sistema contou com investimento de R$ 300 mil e a primeira franquia foi inaugurada em Brasília no ano passado.

Conhecimento de causa
 

A formação acadêmica dos sócios contribuiu para o sucesso da Liga Retrô. Tanto Marcelo como Leonardo são formados em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Klarnet possui ainda MBA em Marketing Esportivo pela mesma instituição, e Roisman é especializado em Marketing Esportivo pela Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ). “O conceito de marketing esportivo – e os investimentos dos clubes em mar­keting, em geral – vem crescendo ano a ano. A marca surgiu então a partir do momento em que vimos que não havia no mercado produtos de futebol que remetessem ao passado de glórias dos grandes times e seleções de futebol”, conta Klarnet.

Mas a ideia de recriar as réplicas das camisetas dos principais clubes esportivos do mundo também surgiu por um sonho de infância do empreendedor. “Sempre fui colecionador de camisas e, em minhas viagens, percebia o quanto os clubes de fora valorizavam sua história e possuíam produtos retrô em suas lojas”, revela Klarnet. Outra observação do empresário diz respeito ao design dos uniformes: embora os atuais sejam bem desenhados e tecnológicos, são cheios de anúncio e deixam a desejar no quesito charme e originalidade se comparados aos das décadas passadas. “No futebol, os grandes ídolos do passado são eternamente venerados, mas o varejo esportivo não percebia esse fato como uma oportunidade e, dentre tantos produtos licenciados, nenhum remetia ao passado”, explica ele.

O início no e-commerce teve seus benefícios, como a popularização da marca, mas também trouxe desafios. Um deles foi adaptar a identidade visual da web para o “mundo real”. Se antes bastava contar com os conhecimentos de um bom webdesigner, com a loja física os sócios precisaram investir em serviços de decoração e design de interiores para garantir a coerência entre o site e o ponto de venda. “Nosso DNA está no site, portanto criamos um layout de loja todo tematizado, seguindo o estilo e as cores que usamos na web. O uniforme dos vendedores, por exemplo, também é retrô, com boina e suspensório. Além disso, a loja é decorada com painéis com fotos antigas e há um telão em preto e branco transmitindo jogos de futebol antigos”, detalha Klarnet.

Foi necessário também adequar o mix de produtos, aumentando os itens do catálogo. “Seria muito limitado se abríssemos as lojas para vender apenas camisetas, como fazíamos inicialmente no site”, afirma Klarnet. Por esse motivo, a empresa investiu na ampliação do mix, que agora inclui camisetas alusivas a outros esportes – como vôlei e basquete –, além de acessórios como bonés, bolas, capacetes de Fórmula 1, agasalhos e linhas infantil e feminina, tudo dentro do conceito retrô que caracteriza a grife.

O desafio maior, entretanto, foi enfrentar a resistência inicial dos consumidores, algo inevitável em se tratando de uma marca completamente inédita e desconhecida do público. “Ninguém conhecia nossos produtos, a qualidade, acabamento e tamanho. Por este motivo, o site foi feito de forma muito simples e autoexplicativo para que os clientes pudessem escolher com o máximo de detalhamento possível, diz Klarnet. Para aumentar o grau de confiança dos compradores, os lojistas buscavam antecipar as entregas. “Se prometíamos para três dias, entregávamos em dois, buscando sempre surpreender os clientes.”

O investimento na produção das mercadorias foi um dos pontos-chave para o sucesso da empresa. A marca conta uma equipe de desenhistas e colaboradores especializada na pesquisa e análise de material antigo, como fotografias, vídeos e desenhos, para a elaboração da réplica mais fiel possível do uniforme. “Chegamos numa fase onde são os próprios clubes que nos procuram para sermos parceiros em licenciamento, resgatando suas glórias e reaproximando os torcedores de sua história”, comenta Roisman.

Linha do tempo:

2006 – Lançamento da marca com vendas exclusivas através do site www.ligaretro.com.br
2008 – Inauguração da primeira loja, anexa ao escritório da marca, em Ipanema.
2009 – Inauguração da segunda loja, no BarraShopping, também no Rio de Janeiro.
2010 – Início da expansão por franquias, com a inauguração da unidade de Brasília.
 

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