Casal fatura com a venda de alimentos funcionais

Muitos empreendedores surgem por necessidades próprias de consumo e deficiência do mercado. Esse foi o caso do casal de gaúchos Nelmo Ricalde Filho e Carla Bazotti. A correria do dia a dia, em Porto Alegre (RS), fez com que buscassem alimentos prontos congelados que atendessem uma dieta funcional. Como não encontraram, buscaram informações e começaram a produzir as próprias refeições, com rigor em relação à quantidade e qualidade dos alimentos. Daí para a criação da empresa foi um passo.

Tudo começou com uma reeducação alimentar de Nelmo para ganhar massa muscular, que contou com o acompanhamento de endocrinologista, nutricionista e preparador físico. “Era uma dieta funcional muito diferente do que consumíamos em casa, rica em proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico. Ao mesmo tempo em que nos especializamos na produção, notamos que muitas pessoas ao nosso redor buscavam a facilidade”, explica Carla. E assim nasceu na capital gaúcha, em 2014, a ProLight Alimentos Funcionais Congelados.

A primeira atitude foi buscar o Sebrae para saber como constituiriam a empresa. Fecharam uma consultoria do Sebraetec, programa de inovação do Sebrae, para o desenvolvimento do cardápio e a implementação de boas práticas. “Isso resultou na certificação de qualidade do Conselho Regional de Nutrição, o CRN2, o certificado do Programa de Alimento Seguro e o reconhecimento no mercado por seguir todas as normas em relação à segurança dos alimentos”, afirma Carla, destacando também ao aumento do faturamento da empresa.

Com o sucesso do negócio, a empresária comemora a marca dos 5 mil produtos comercializados por mês, com preços que variam de R$ 8,90 a R$ 30,80. No cardápio, desde salgados hiperprotêicos até refeições completas, utilizando biomassa de banana verde, peixes e castanhas. A empresa, que começou com o casal, já emprega oito funcionários para dar conta de todos os pedidos. “Temos ainda maquinário de ponta para garantir a qualidade do nosso produto, com forno combinado elétrico, vapor e seco, e montamos as embalagens a vácuo”, diz Carla.

De olho no mercado, a empresa tem uma loja para atendimento direto ao público, um site para fazer e-commerce e ainda distribui os alimentos em toda a região metropolitana de Porto Alegre, no município de Caxias do Sul e região metropolitana de Florianópolis (SC). Também revende para grandes lojas da região, como o Mundo Verde e supermercados, além de estar em todas as lojas de produtos naturais de Porto Alegre.

Atualmente, contrataram outra consultoria de inovação e tecnologia do Sebrae, por meio dos Agentes Locais de Inovação (ALI), para mapeamento das melhorias de gestão e produção. “Queremos ter uma nova linha de produtos, melhorar a nossa gestão e programar a expansão da empresa. Quando pensamos em aprimorar alguma coisa na empresa, pensamos logo em procurar o Sebrae”, destaca a empresária.

Facebook
Twitter
LinkedIn