Como escolher uma plataforma de e-commerce

A escolha da plataforma de comércio eletrônico pode ser a decisão mais desafiadora para quem está começando um projeto de e-commerce, desde open source (Magento, Presta Shop, osCommerce, OpenCart), até as totalmente customizáveis.

O número de opções disponíveis no mercado é alto, então o que deve ser levado em consideração para realizar a escolha da plataforma adequada ao seu negócio?

O primeiro passo é a definição dos objetivos e orçamento disponível. Ao concluir essa etapa, os atributos necessários para contratação da plataforma já podem ser estabelecidos. Independente das necessidades pontuais, algumas características são consideradas básicas no que diz respeito ao fornecedor da plataforma e dos recursos disponíveis.

Fornecedor da plataforma:

– A empresa fornecedora possui histórico e tradição no mercado?

– Quem são e qual a opinião dos atuais clientes?

– Qual a empresa de hospedagem web responsável pela infraestrutura da plataforma e seu desempenho é considerado satisfatório?

–  Quais os canais de atendimento disponíveis (telefone, e-mail, chat) e horários de atendimento?

– Qual o tempo médio para solução de um problema?

Conhecer a fundo a empresa que será contratada é uma regra básica independente de qual seja o serviço prestado. Aqui não poderia ser diferente. Consultar atuais clientes, coletar os pontos positivos e negativos da plataforma é essencial, assim como ter conhecimento das formas e horários de atendimento disponíveis.

Recursos disponíveis na plataforma:

– O sistema de gerenciamento da plataforma é intuitivo?

– É possível obter relatórios gerenciais e customizá-los, conforme a necessidade do cliente?

– O layout da loja é responsivo, ou seja, se adequa automaticamente ao dispositivo do usuário?

– É possível trabalhar com diferentes formas de pagamento?

– A plataforma possibilita a implementação de Certificado SSL?

Além destes itens, que são apenas alguns dos considerados indispensáveis, um merece destaque: o nível de integração da plataforma com serviços de publicidade online.

Segundo estudo realizado pela Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, a verba para marketing digital crescerá em média 17%, em 2015. Neste cenário de crescimento em ritmo acelerado, torna-se necessária a escolha de uma plataforma que possua integrações avançadas nesta área.

Estão inclusas neste pacote, desde integrações com mídias de links patrocinados, como o Google AdWords, integrações com sistemas de monitoramento, como o Google Analytics, até implementações técnicas, como a instalação de códigos web e geração de arquivos de dados. Além de diversos outros requisitos necessários para implantar outras mídias de publicidade online.

Com dezenas de plataformas disponíveis no mercado, com diferentes funcionalidades e custos de implementação/manutenção variados, a escolha daquela que irá oferecer suporte a loja virtual deve ser bem planejada. Fechar negócio com uma plataforma que não possua as integrações básicas e pontuais identificadas no início do projeto é estabelecer um prazo de validade, antes mesmo da loja entrar no ar. Decidir pela plataforma mais adequada está ligada diretamente ao sucesso do projeto de e-commerce.

*Sérgio Hneda Chereneski é assistente de Mídia Online na GhFly, agência de Marketing Digital especializada em performance e especializado em Administração pela FAE Centro Universitário.

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