Consórcio é alternativa para quem deseja abrir uma franquia, mas ainda não dispõe de todo capital

Muito comum na aquisição de veículos e imóveis, o sistema de consórcio agora também está disponível para os empreendedores que desejam adquirir uma franquia e ainda não dispõem de todo o capital em caixa. Mas, a despeito das facilidades na hora da aquisição, franqueadores e franqueados precisam ficar atentos às condições do contrato e às relações de trabalho. Afinal, muito além de um investimento, a franquia continua sendo um negócio como qualquer outro, que requer planejamento e dedicação em tempo integral.

Lançado em outubro de 2010 pelo Shopping das Franquias – holding que reúne cinco redes –, o consórcio permite que os investidores planejem, desde o início, a quantia total a ser investida, o número de parcelas, o valor de cada uma e a data de contemplação. Os planos são comercializados em parceria com a Embracon, empresa especializada em consórcios, que também ajuda a avaliar o perfil financeiro dos futuros franqueados. Já a seleção dos franqueados continua a cargo do Shopping das Franquias. “O candidato precisa ser pró-ativo, ter perfil gerencial aguçado, facilidade de conviver em grupo, liderar sua equipe positivamente e possuir inclinação para a área comercial”, diz Luís Renato Bischoff, fundador da empresa, que seleciona pessoalmente os interessados.

Para adquirir uma das franquias da rede – ClickSushi, Tostare Café, Camarão na Rede, Minichefs ou Personal Container – o candidato a franqueado deve ainda possuir capital mínimo de R$ 100 mil, que pode ser utilizado para possível lance, se necessário. A taxa de franquia é de R$ 30 mil e dá garantia de exclusividade na cidade de interesse pelo prazo máximo de seis meses, mesmo período para início das operações.

Outra vantagem assegurada pela franqueadora é a inexistência das taxas de juros bancários no consórcio. Caso o franqueado desista do negócio ou se torne inadimplente junto à administradora de consórcios, o sinal de adesão não será devolvido e o empreendedor pode migrar seu plano para outro bem disponível junto à sua faixa de investimento. Até o momento, o Shopping das Franquias já conta com 177 cadastros completos de empreendedores interessados nos planos de consórcios. “Estamos avaliando um a um e priorizando as cidades que temos interesse estratégico para 2011”, conta Bischoff.

De acordo com o executivo, a expectativa é aprovar pelo menos 30 candidatos pelo sistema de consórcio até março de 2011. Embora pareça vantajoso para ambas
as partes, o sistema de consórcio apresenta seus riscos, sobretudo para as empresas franqueadoras. Segundo Ricardo Camargo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), “o papel da franquia não é o de ser um investimento como os imobiliários ou financeiros”. Por este motivo, a entidade recomenda atenção redobrada dos franqueadores na hora de selecionar os candidatos através de consórcio, evitando aqueles que tenham perfil de investidor e não de gestor. “Franquia é um negócio convencional, como qualquer outro, em que se as pessoas não se dedicarem à gestão, há uma grande chance de não dar certo”, afirma Camargo.

Um dos maiores riscos, segundo o executivo, é o dos consórcios serem vendidos para grupos de investidores, o que pode resultar em problemas caso haja diferentes níveis societários entre os participantes. “É preciso eleger um sócio majoritário, que será o porta-voz do grupo na hora de tratar com o franqueador. Caso contrário, é dor de cabeça na certa”, diz Camargo, referindo-se a uma experiência de consórcio de franquias feita há cerca de uma década por uma rede de alimentação. “Com base nisso, julgamos o consórcio muito arriscado, até porque tem muita gente hoje querendo comprar franquias, então não há necessidade de se buscar parceiros dessa forma.”

Para se prevenir contra esses e outros problemas, o Shopping das Franquias veta a participação de grupos de investidores. “O perfil do nosso candidato é essencialmente operador ‘solo’ ou em sociedade familiar. Não admitimos grupos de investidores”, afirma Bischoff. Além disso, a rede aposta em um processo de seleção ainda mais criterioso, conduzido pessoalmente pelo proprietário. “Nossa expectativa é incrementar em 30% o faturamento total da empresa com este novo conceito de negócio através de consórcio.” 

Contatos:

ABF: www.abf.com.br
Shopping das Franquias: www.shoppingdasfranquias.com.br

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