Cresce a parcela de brasileiros com financiamentos no início do ano

Brasileiros iniciaram o ano de 2016 mais endividados e com maior intenção em parcelar o pagamento de despesas como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. Segundo pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos, a parcela de consumidores que entraram no ano de 2016 com algum financiamento chegou a 37%. No ano anterior, eram 25%.

Os parcelamentos mais presentes neste início de 2016 se referem a cartão de crédito e carnê, com 55% e 39%, respectivamente. No ano anterior, essas modalidades também estavam entre as mais citadas, ambas com 42%.

Embora os descontos para pagamento à vista de IPTU e IPVA ainda sejam atrativos para 34% e 29% dos consumidores, respectivamente, houve aumento na intenção de parcelar o pagamento dessas despesas. Outros gastos de início de ano, como matrícula e material escolar também apontaram aumento na intenção do pagamento parcelado.

No caso das despesas com matrícula escolar, o percentual de brasileiros que pretendem pagar a prazo aumentou de 4% para 9%. Para material escolar, o pagamento parcelado será a opção de 23%, ante 11% no ano anterior.

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, entre os dias 14 e 28 de novembro de 2015, com 1.200 consumidores em 72 municípios brasileiros.

Facebook
Twitter
LinkedIn