Em recuperação, bolsas asiáticas sobem com ajuda de exportadoras

As principais bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira (16). O índice Nikkei foi influenciado positivamente pelas previsões crescentes de lucro de empresas exportadoras após a depreciação do iene.

A bolsa da China também encerrou a sessão com variação positiva, assim como a bolsa de Hong Kong, após o mercado especular que as perdas recentes do índice Hang Seng foram excessivas.

Exportações em alta
Perante a cotação mais desvalorizada do iene frente ao dólar desde 14 de fevereiro, os papéis da Toyota, que aufere aproximadamente metade dos seus lucros na América do Norte, e da Kyocera subiram 2,9% e 5,6%, respectivamente.

A Mitsubishi Motors anunciou uma parceira com a francesa Peugeot para a fabricação de veículos elétricos. Diante desta novidade, as ações da automobilística valorizaram-se em 2%.

Terremoto beneficia construtoras
Os ativos da construção civil se valorizaram após a especulação de que este setor se favorecerá do tremor ocorrido na última sexta-feira (13) em Honshu, norte do Japão.

Como conseqüência, os papéis da Tohoku Misawa Homes – construtora de casas pré-fabricadas localizada na mesma região do acidente geográfico – dispararam 15,7%.

Hong Kong se recupera
Devido aos investidores concluírem que o mercado penalizou excessivamente o índice Hang Seng, as ações da Cosco Pacific subiram 4%, após uma queda acumulada de 13% nas últimas três sessões.

Ainda neste panorama, os ativos da construtora China Overseas avançaram 3,8%, recuperando a variação negativa de 9,9% registrada nos quatro pregões passados.

Confira as cotações
O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, encerrou o pregão em alta de 2,72%, chegando a 14.354 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para forte baixa de 6,23%.

Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou valorização de 1,94% enquanto o índice Shangai Composite, da Bolsa de Xangai, subiu 0,18%.

Facebook
Twitter
LinkedIn