Empresa aproveita plástico para atender demanda agrícola

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos pe­troquímicos. Maior produtora de biopo­límeros do mundo, a Braskem tem ca­pacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

Para o segmento agrícola, a empresa apresenta um portfólio de soluções em plástico que valoriza a tecnologia agrí­cola, ampliando ganhos e a eficiência do setor. O responsável por desenvolvi­mento de mercado da Braskem, Zolder Stekhardt, explica que as possibilidades de aplicação do plástico no agronegócio são muito amplas, entre elas, ele cita: silo bolsa, carrocerias de caminhão em plástico para transporte de cana picada e grãos, membranas geossintéticas, box graneleiro, big bag para fertilizantes, embalagens para sementes, sacaria de rafia, entre diversos outros produtos.

Stekhardt acrescenta que, em regi­ões onde a água é escassa, o plástico serve ainda para revestir reservatórios ou canais de irrigação, em que o agri­cultor pode fazer o armazenamento nos períodos de seca. “O material em questão é também uma boa opção para revestir solos e forragens verdes, sen­do uma das formas mais econômicas e eficientes neste quesito. Assim, juntos aos benefícios importantes à atividade rural, a indústria do plástico dá sua con­tribuição à sustentabilidade no campo por meio do estímulo ao uso racional dos recursos naturais”, destaca.

Segundo Stekhardt, o agronegócio é reconhecido por ser um dos princi­pais impulsionadores do crescimento do Brasil, sendo responsável por quase um quarto do PIB nacional. “Para dar su­porte a esta expansão, a indústria bus­ca novas tecnologias para o setor e as vantagens associadas ao uso do plástico vêm impulsionando sua utilização pelos produtores rurais”, conclui Stekhardt.

www.braskem.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn