Empresa paranaense de TI participa de programa de aceleração no Texas

A empresa curitibana GTI It Solution, integrante do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Curitiba, foi uma das contempladas com uma bolsa de estudos para participar do Programa de aceleração e inovação chamado La Idea Advance Manufacturing, que tem como objetivo levar ao território americano empresas da América Latina com histórico positivo de manutenção de lucros, para acelerar seu crescimento.

Após a assinatura de um acordo entre Brasil e Estados Unidos para promover o empreendedorismo e o crescimento de micro e pequenas empresas, o Sebrae foi convidado para participar da iniciativa, indicando empresas com potencial de alto crescimento que pudessem participar de breves programas de treinamento das incubadoras americanas.

Com a indicação do Sebrae/PR, a equipe da GTI esteve por duas semanas no Texas para participar do programa de manufatura, totalmente conduzido em inglês, e teve acesso às novas tecnologias de produção, capital de risco e mentorias em suas áreas de atuação. Na ocasião, a equipe da GTI levou a solução Apontamento de Chão de Fábrica, que consiste em um aplicativo móvel para as indústrias na automação do controle da manufatura.

Gestor dos Projetos APL de Software e Inovação, Luiz Gustavo Comeli destacou que o relacionamento com o Sebrae/PR oportuniza mais que conhecimentos aos empresários. ?Estamos cumprindo nosso papel de fomentar e desenvolver o conhecimento para as pequenas empresas, além de promover ações que fortaleçam o relacionamento com outras entidades, como esse intercâmbio empresarial viabilizado pelo Sebrae/PR para seus parceiros?, explica Comeli.

Durante o programa, também foi apresentado o conceito de Indústria Maquiladora, que se aproveita de alguns acordos entre os governos americano e mexicano. Esses acordos estabelecem uma relação de isenção de impostos para troca temporária de produtos semiacabados e peças, o que muitas vezes reduz o custo efetivo do produto e o tempo de acesso ao cliente final.

Entre os temas importantes apresentados no Programa estão alguns relacionados à legislação americana para as pequenas empresas, tais como recursos e iniciativas do Texas para atrair empresas para a o Estado, legislação e introdução a impostos e benefícios fiscais para pequenas empresas, soluções de visto para investidores e profissionais, manufatura aditiva, materiais avançados de tecnologia, propriedade intelectual, patentes e proteção de propriedades.

De acordo com o gerente de Projetos em Inovação, Júlio César Luppi Doebeli, foi possível observar uma grande diferença em relação aos incentivos governamentais para empreendedores, além das recompensas fiscais que estão diretamente ligadas ao número de empregos gerados. ?Há uma eficiência na parceria existente entre universidades e o centro de indústrias. Essa parceria auxilia na instalação de novas empresas, além de facilitar o acesso a mão de obra qualificada e dar suporte para pesquisas relacionadas ao segmento?, acrescenta Júlio.

Com um ambiente mais propício à inovação e ao fomento de novos negócios, o gerente da GTI afirma que voltou “mais motivado para fornecer para o mercado internacional, pois há um grande mercado consumidor fora, e não há tantos concorrentes nessas áreas”.

Facebook
Twitter
LinkedIn