Empresários buscam capacitação para vender ao governo

Responsáveis pelo fornecimento de aproximadamente 30% das compras públicas feitas pelo governo federal, os pequenos negócios estão investindo em peso na capacitação para ampliar suas participações nesse mercado. Somente durante os dois primeiros meses de 2013, o número de empresários que buscaram qualificação do Sebrae para o assunto foi equivalente a 92% dos treinamentos na área oferecidos durante todo ano de 2012. Quase 3,7 mil pessoas fizeram o curso de compras públicas em janeiro e fevereiro de 2013 – em 2012 cerca de quatro mil pessoas participaram da qualificação.

“Os pequenos negócios estão atentos a esse mercado. Isso reflete o trabalho do Sebrae, que vem orientando os empresários de micro e pequeno porte a aproveitarem os incentivos da Lei Geral para fornecer produtos e serviços aos governos. É um mercado crescente”, analisa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Prova do crescimento do interesse dos empresários de pequenos negócios pelas vendas ao governo é o aumento no número de participantes do Fomenta, Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas, que visa ampliar o acesso das micro e pequenas empresas às compras públicas. Em 2011, quando o Sebrae investiu R$ 3,3 milhões, o evento reuniu 8,8 mil participantes. No ano passado, mais de 12,5 mil pessoas, entre empresários e gestores públicos, estiveram no Fomenta, que contou com o investimento de R$ 5,7 milhões.

O curso oferecido pelo Sebrae é gratuito e on line. O treinamento permite ao empresário compreender o fornecimento para a administração pública como uma nova oportunidade de negócio. Distribuído em módulos, o conteúdo aborda temas como a lei de licitação e como licitar minimizando riscos.

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