Franquias crescem 4,5% e a previsão é ainda mais otimista para 2016

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2015, o faturamento do mercado de franquias cresceu 8,3% comparado a 2014. Para 2016, a previsão varia de 6% a 8%. A região sudeste foi a que concentrou a maior parte dos negócios, sendo responsável por 71,4%, à frente da região sul com 16,7%. O nordeste ficou com 7,4% de participação, centro-oeste 3,7% e norte com 0.8%.

Subiu para 3.073 o número de franqueadoras em 2015, contra 2.942 em 2014, o equivalente ao aumento de 4,5%. Já os segmentos que mais concentraram renda foram o de serviços e negócios com (21%) da preferência, alimentos (20%), saúde, esportes, beleza e lazer (18%), vestuário (7,4), hotelaria e turismo (7,3%), casa e construção (5,1%), entre outros.

O levantamento revelou ainda que, em 2015, 4,4% das lojas fecharam as portas e 14,7% foi o percentual de lojas abertas. A participação do segmento de casa e construção, por exemplo, foi de 9% nos últimos dois anos. Já a geração de empregos, associado ao mercado de Franchising, foi um aumento de 8,5% em 2015, comparado a 2014, gerando mais de 90 milhões em postos de trabalho no País.

Na contramão desses números, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que mais de 700 mil brasileiros percam seus trabalhos em 2016. Com isso, as pessoas encontram e depositam nos modelos de franquias –principalmente àquelas com baixo investimento, uma maneira de abrir o próprio negócio e driblar a crise financeira que assola o País.

“Especialista do Lar” – negócio que cabe no bolso

Diante de uma demanda ávida de empreendedores que surgem no Brasil, a Especialista do Lar, marca do Grupo E-Lar, viu uma oportunidade de crescer e criou metodologias de treinamentos específicos para os futuros franqueados. A previsão de retorno financeiro para o franqueado é de 12 a 18 meses e o valor inicial de investimento é de R$ 50 mil para direito de uso de marca.

A empresa, que oferece serviços voltados para manutenção e reparos em residências, condomínios e empresas, projeta fechar até o fim do ano 15 novas franquias e 2 filiais próprias, engordando a receita em mais de R$ 3 milhões. As primeiras capitais foco serão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Brasília. “Estimamos dobrar o número de franqueados em dois anos e miramos as regiões sudeste e sul. Em 2017, esperamos começar a atender países do Mercosul”, disse Luciano Lugli, sócio fundador da Especialista do Lar, do Grupo E-Lar, especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Gerenciamento de Projetos.

Consultoria de negócio

Faz parte do Grupo a E-PPM (Enterprise Project and Process Management) empresa especializada no planejamento, execução e controle de projetos, implantação de gestão estratégica, gestão de projetos e gestão por processos. Antes da abertura da franquia Especialista do Lar, o empreendedor é amparado em suas necessidades e dificuldades. Após a abertura do negócio, todos os meses, o franquiado continua participando de reuniões junto ao grupo administrativo das franquias para avaliação de resultados e, posteriomente, treinamentos de 4 horas que incluem cursos de gestão financeira, marketing, processos, equipe, riscos, negociação, vendas e empreendedorismo.

O franqueado recebe um total de 92 horas de treinamento no primeiro ano com o objetivo de desenvolver empreendedores de sucesso e, assim, estimular o conhecimento em áreas que influenciam diretamente o resultado da franquia. A franqueadora disponibiliza ainda um especialista financeiro para apoiar a franquia no controle de fluxo de caixa, retirar dúvidas da equipe na gestão do negócio e no controle financeiro e nas finanças.

Mais informações: www.especialistadolar.com.br – facebook.com/especialistadolar

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn