Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Governo negocia entrada da carne brasileira na Indonésia, Malásia e Japão

redacao 24/05/2011
redacao 24/05/2011

Ministério da Agricultura aguarda avaliação de técnicos dos paises asiáticos para começar as exportações

O Ministério da Agricultura intensifica as negociações para abrir os mercados da Indonésia, Malásia e Japão para a carne suína, bovina e de aves do Brasil. Nesta terça-feira, 24, e quarta-feira, 25, o diretor de Assuntos Sanitários e Fitossanitários do Ministério, Otávio Cançado, estará em Jacarta para obter a autorização do início dos embarques das carnes bovina e suína. Segundo o Ministério, em nota à imprensa, o governo da Indonésia precisa reconhecer o princípio da regionalização para controle da febre aftosa, pré-requisito para o comércio bilateral dos produtos. "Já cumprimos com todas as exigências do país. Falta apenas uma questão mais burocrática, que esperamos resolver nessa reunião", informa Cançado. O encontro faz parte da 5ª reunião do Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Indonésia e o diretor ainda negociará a exportação de frutas tropicais ao mercado.

 

Na sequencia, o diretor embarca para Kuala Lumpur, na Malásia, onde conhecerá o resultado das inspeções realizadas em fevereiro deste ano pelas autoridades sanitárias do país, a frigoríficos brasileiros de aves e bovinos. Ao todo, 22 indústrias foram auditadas. Se a avaliação pelo serviço veterinário for positiva é possível a habilitação imediata das indústrias nacionais. Atualmente, o Brasil não exporta carne para aquele país.

Já na visita a Tóquio Cançado se reunirá com técnicos do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão para tentar antecipar para julho a missão japonesa no Brasil, prevista para setembro. Segundo o comunicado do ministério, os técnicos do país asiático precisam verificar o sistema de inspeção brasileiro para liberar as vendas de carne suína e bovina nacional. Hoje, o Brasil já é o principal fornecedor de carne de aves para o Japão. Em 2010, a receita com carne de frango exportada para o país asiático ultrapassou US$ 200 milhões
 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.