Líder em marcação a laser, Welle é uma das empresas que mais crescem no País

Prestes a completar seis anos, a Welle Laser, fundada pelos irmãos Gabriel e Rafael Bottós, naturais de Brusque (SC), é líder na­cional em marcação a laser e planeja entrar nos mercados da Europa e Estados Unidos a partir de 2015. Formados em Engenharia Me­cânica pela Universidade Federal de Santa Ca­tarina (UFSC), ainda durante a graduação os irmãos tiveram contato, por meio de um pro­grama de intercâmbio, com a tecnologia de laser de fibra desenvolvida na Alemanha pelo Institut für Lasertechnik da Fraunhofer, maior organização de pesquisa aplicada da Europa.

Os empreendedores foram pioneiros no de­senvolvimento em escala desta tecnologia no Brasil e hoje lideram o negócio que mais cres­ce no País, segundo o Ranking Exame PME, no qual obtiveram o primeiro lugar este ano. A empresa possui 10 pedidos de patente em andamento, referentes à tecnologia laser e às máquinas de gravação, que possuem estrutu­ra modularizada para facilitar a fabricação.

O laser de fibra é 30% mais eficiente do que outros tipos de feixes de luz e tem maior tempo de vida que, no caso das máquinas de­senvolvidas pela Welle Laser, é de 10 anos de operação seguida, totalizando 100 mil horas. A principal aplicação da técnica atualmente é gravação de ferramentas e de produtos eletro­eletrônicos, de autopeças, de linha branca e de metal sanitário.

Em relação a outros méto­dos, como tampografia e etiqueta, a principal vantagem é que a gravação é feita de forma permanente e sem contato físico, preservan­do ao máximo o material das peças. Outro aspecto positivo é a relação custo-benefício. Apesar de ser até três vezes mais cara do que as demais opções, a máquina desenvolvida pela Welle tem payback (tempo de recupera­ção do capital investido) elevado, já que não há tantos gastos de manutenção como, por exemplo, com a reposição de tinta. Por outro lado, há restrições quanto à possibilidade de marcação colorida e ao volume de peças gra­vadas, que deve ser superior a 500 peças por mês para que a operação compense.

Rafael destaca que um dos fatores que tem atraído os clientes é a possibilidade de ras­trear as peças industriais. A partir da marcação de um código matricial, é possível registrar as principais informações sobre as condições de produção do item, o que pode ser útil, por exemplo, para indicar a ocorrência de falha mecânica no caso de acidentes. Segundo ele, o serviço tem sido um dos mais procurados pelos clientes da Welle, que tem na carteira marcas como Docol, Bosch, Brastemp e Con­sul – as duas últimas com desenvolvimento de tecnologia exclusiva para suas linhas.

Incubada pelo Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta), órgão da Fundação Certi, em Florianópolis, onde é realizada a produção atualmente, a Welle Laser pretende se mudar para uma sede própria na região em 2015, quando também deve lançar serviços de soldagem e corte a laser. “Vamos manter o foco em tecnologia laser, nosso objetivo é ser a maior referência americana e uma das maiores do mundo na área”, afirma Rafael Bottós. Além do ranking Exame PME, o negócio foi reconhecido pela Endeavor, que concedeu a Welle a maior nota entre todos os seus processos de seleção, que são internacionais. “É preciso fazer acontecer, ser responsável pela mudança que quer ver na sociedade”, comenta Rafael sobre a importân­cia da cultura empreendedora para a Welle.

Facebook
Twitter
LinkedIn