5 tecnologias essenciais para a lucratividade das lojas virtuais

Especialista lista os principais sistemas para otimizar o gerenciamento de um e-commerce, alavancar vendas e melhorar os lucros

Redação 08/12/2017
Celular em primeiro plano e teclado de um computador ao fundo, demonstrando integração e vendas de um e-commerce
Redação 08/12/2017

A rotina operacional de um e-commerce demanda um alto investimento de tempo e de recursos humanos, porém é possível gerenciá-la de modo a aumentar a lucratividade das lojas virtuais. Para administrar todas as etapas do negócio de forma manual, a integração de sistemas é a aposta dos proprietários de comércio eletrônico que automatizam processos, economizam tempo e, consequentemente, aumentam os lucros.

Thiago Lima, especialista em inovação digital e CEO do LinkApi  – startup que automatiza a integração de plataformas para e-commerce – listou as 5 integrações essenciais para o bom funcionamento de uma loja virtual.

Sistemas de gestão ERP:  integrar o sistema de gestão, ou, ERP (Enterprise Resource Planning) facilita a operação de um e-commerce, pois otimiza a troca de informações entre a plataforma e o sistema responsável pela administração das principais áreas do negócio, como as fiscais e contábeis. Unir os dois sistemas diminui as chances de erros administrativos e fraudes.

Sistemas de relacionamento com o consumidor – CRM: outro sistema que, quando integrado, diminui o tempo gasto com operações de rotina é o CRM (Customer Relationship Manager). Utilizado para administrar o relacionamento com o consumidor, a integração com o CRM permite obter informações sobre o cliente de forma mais rápida, ideal para tomar decisões e planejar estratégias com agilidade.

Financeiro: integrar os sistemas utilizados para a área financeira da loja traz segurança para as transações, gerando mais tranquilidade tanto para o cliente quanto para o lojista.

Marketplaces: para os empreendedores que apostam também na venda em marketplaces, a integração é essencial para facilitar a administração das vendas, pois automatiza atualizações e sincroniza informações importantes nas duas plataformas, como as de preço e estoque.

Marketing e comunicação: por último, as integrações de sistemas para envios de e-mails, redes sociais e outros recursos utilizados nas estratégias de marketing e comunicação de um e-commerce traz mais eficácia para as ações e facilita a captação das informações essenciais para colocá-las em prática.

Novas tecnologias facilitam integração para PMEs

Mesmo com todos os benefícios, as integrações costumam exigir um alto investimento, o que inviabiliza a aplicação para pequenos e médios lojistas, além dos gastos com manutenções recorrentes. Para solucionar essa questão, a startup brasileira LinkApi automatiza a integração com planos a partir de R$ 1 mil reais por mês.

“O nosso objetivo é simplificar a forma de fazer uma integração. Por meio de uma plataforma intuitiva que automatiza todo o processo, o próprio cliente pode fazer a configuração em poucos cliques”, explica Thiago Lima.

Por meio da plataforma, é possível integrar o sistema de e-commerce aos mais de 50 conectores disponíveis e contar com atualizações automáticas diariamente para assegurar o funcionamento das integrações.

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