Lula inaugura área da Embrapa em Campinas (SP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura hoje, em Campinas, a nova sede da Embrapa de monitoramento via satélite. Criada a partir de um ato da Presidência da República, em 1989, a unidade era a única da empresa sem sede própria. As instalações de 6 mil metros quadrados foram erguidas em um terreno cedido pelo Exército Brasileiro.

A Embrapa Monitoramento por Satélite opera como um centro de pesquisa que capta e analisa imagens de satélites que permitem a gestão territorial do agronegócio brasileiro. A partir das imagens orbitais, a unidade da Embrapa tem condições de avaliar as dinâmicas econômicas em todo o País, o avanço da agricultura e da pecuária em áreas de floresta, ou ainda, as mudanças provocadas por alterações de preços de culturas em áreas já ocupadas por atividades econômicas.

Os dados coletados pelos satélites também têm permitido à Embrapa acompanhar a infra-estrutura utilizada para o setor agrícola (como estradas, portos, áreas de armazenagem e de processamento) e até subsidiar o governo em projetos de expansão dessas redes.

Facebook
Twitter
LinkedIn