Maior evento de alimentação saudável acontece neste final de semana

Curitiba recebe no próximo fim de semana (19, 20 e 21 de setembro) o “Startup Foods”, maior evento de empreendedorismo em alimentação saudável da América Latina. A maratona colaborativa de negócios e de troca de experiências, que vai durar quase 60 horas, vai possibilitar investimento de até R$ 1 milhão em novos projetos. A promoção do evento gratuito é do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e da Nutrimental, empresa de alimentos saudáveis. 

As novas iniciativas elaboradas durante a maratona serão apresentadas ao final do encontro para uma banca de jurados e de investidores-anjos, dispostos a aportar recursos para alavancar os empreendimentos. Esse tipo de investimento é aquele efetuado em empresas nascentes, com alto potencial de crescimento, denominadas “startups”.

O consumo de alimentos saudáveis no mundo cresce três vezes mais que o aumento da venda de alimentos convencionais. No Brasil, o mercado de alimentação saudável deve superar os R$40 milhões este ano, segundo projeção da consultoria internacional Euromonitor. É também o triplo do que o setor representava nopaís, há uma década.

“Essa é uma tendência mundial, relacionada ao aumento da expectativa de vida, mas não basta apenas viver mais, é preciso que a existência seja saudável e prazerosa”, explica Rodrigo da Rocha Loures, fundador da Nutrimental e presidente do Conselho Deliberativo do IBQP.

Muitos dos principais problemas de saúde estão associados hoje à pressão da vida moderna e à alimentação de baixa qualidade, muitas vezes fora de casa. Atualmente, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 17 milhões de obesos no Brasil. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, realizada no ano passado, em 26 capitais brasileiras, praticamente metade da população está acima do peso.

O problema não é restrito aos adultos. Uma em cada três crianças sofre com a obesidade infantil, de acordo com o Ministério. A Universidade de Washington, em estudo mundial, confirma o cenário crítico: o Brasil está em quinto lugar no ranking da obesidade.

O Evento

Focado em novos produtos, soluções e tecnologias para alimentação saudável, o “Startup Foods” é voltado para empreendedores, profissionais, designers, universitários e entusiastas da temática. A abertura do encontro acontece na sexta-feira (19), às 19h30, momento no qual as pessoas se conhecem, interagem e ganham inspiração com a apresentação de casos de sucesso da área. Já estão confirmadas palestras de pesquisadores e de especialistas nacionais no mercado de alimentos e em desenvolvimento de novos negócios, de executivos e empresários do ramo.

Equipes serão formadas para desenvolver novas estratégias e propostas na área de alimentação saudável, durante todo o final de semana. Os trabalhos serão apresentados para uma banca de jurados e as três melhores iniciativas receberão prêmios e terão a oportunidade de serem exibidas também para investidores em São Paulo, no encontro da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Alimentos.

Entre os palestrantes estão Felipe Baeta, Co-Fundador da Ofélia, empresa lançada em 2014, que atua no ramo de bebidas, defendendo a causa de mudar o jeito das pessoas beberem água, e Rodrigo Rocha Loures, Fundador da Nutrimental, indústria de alimentos saudáveis, que criou a primeira categoria de barras de cereais do Brasil, o Nutry.

SERVIÇO:
Evento: “Startup Foods”
Local: IBQP (Rua Dr. Correa Coelho, 741 – Jardim Botânico – Curitiba)
Data: 19, 20 e 21 de setembro
Abertura: sexta-feira (19), às 19h30
Mais informações e programação: www.startupfoods.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn